Notícias

Campanha da Unesco combate assédio contra assistentes virtuais

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Globo

A Unesco lançou uma campanha para diminuir os casos de assédio contra as assistentes virtuais - máquinas com vozes femininas que ajudam no dia a dia. Pode parecer estranho combater o assédio a máquinas, mas muita gente pode estar reproduzindo, no mundo virtual, um modo ofensivo de tratar as mulheres no mundo real. A preocupação das Nações Unidas é para que essas condutas abusivas não sejam naturalizadas, especialmente pelas próximas gerações.

Essas personagens virtuais foram criadas para deixar mais humana a relação entre consumidores e empresas na internet. Por isso, existe a preocupação que esse comportamento no ambiente cibernético seja um reflexo do que acontece no mundo real e que isso possa continuar, se nada for feito, para mudar.

A Unesco lembra que 90% dos programadores de inteligência artificial são homens e que praticamente todas as assistentes virtuais têm nomes de mulheres e vozes femininas, o que reforça o estereótipo da mulher de servir ao homem.

Agora, uma campanha quer que essas mulheres virtuais reajam aos insultos e ao assédio e as respostas serão sugeridas por gente de verdade. A porta-voz do movimento diz que não se trata de proteger máquinas e, sim, pessoas.

A campanha tem um site, para onde qualquer pessoa pode mandar uma mensagem de voz de no máximo 15 segundos, sugerindo respostas para as assistentes virtuais nos casos de assédio cibernético.

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 19 de setembro de 2016

Limete de doação - TRE-SP julga possível precedente para caso de inelegibilidade de Michel Temer

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo começou a julgar se o candidato que fez doações acima do limite previsto […]
Ler mais...
seg, 30 de julho de 2018

Facebook já responde ação por apagar páginas e perfis; liminar foi negada

Por Tadeu Rover A Justiça de São Paulo já recebeu ao menos um processo devido à remoçãode 196 páginas e 87 perfis do […]
Ler mais...
qua, 15 de abril de 2020

MP Eleitoral recomenda cautela aos prefeitos e vereadores de MT sobre doações durante a pandemia de coronavírus

Fonte: G1 O Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso (PRE/MT), encaminhou recomendação aos prefeitos […]
Ler mais...
ter, 13 de maio de 2014

Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral do IPADE

Temas Polêmicos e Atuais, tendo por base o regime jurídico aplicável as Eleições de 2014 Dias: 6 e 7 de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram