Notícias

Eleições 2018: Sala de Democracia Digital da FGV DAPP vai monitorar debate público nas redes

sexta-feira, 20 de julho de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) lança no próximo dia 25 de julho a “Sala de Democracia Digital – #observa2018”, no Rio de Janeiro, com um seminário sobre o impacto das redes sociais nas eleições no Brasil e no mundo. O projeto tem como objetivo acompanhar e analisar o debate público na web e identificar ações de desinformação nas eleições deste ano.

A Sala disponibilizará de forma pública e acessível análises diárias sobre as percepções da sociedade acerca da agenda de políticas públicas e do debate econômico, bem como sobre práticas de manipulação do processo político, como a presença de perfis automatizados (robôs) e a difusão de notícias falsas (fake news). As análises serão publicadas diariamente e por meio de análises semanais consolidadas, bem como policy papers eventuais com análises aprofundadas e recomendações de políticas públicas.

“Em 2018, o Brasil deve enfrentar uma das eleições mais polarizadas desde a sua redemocratização, que pode ter diferentes desdobramentos, como aprofundar a crise atual ou iniciar transformações sociais e políticas relevantes”, afirma o diretor da FGV DAPP, Marco Aurelio Ruediger. “O processo eleitoral, bem como todo o papel desempenhado pela internet e pelas mídias sociais no contexto brasileiro, será objeto de grande atenção internacional. A possibilidade de ação efetiva da sociedade civil no combate à desinformação, manipulação e interferências ilegítimas no meio digital pode ter consequências em outras democracias do mundo, tornando o Brasil uma referência internacional.”

Parcerias Estratégicas

A Sala de Democracia Digital contará com um hotsite — com versões em português e inglês — e o aplicativo web #observa2018, que disponibilizará dados e análises diariamente pelo celular. O projeto da FGV DAPP tem com parceiros o Digital Forensic Research Lab (DFRLab), do Atlantic Council e o National Democratic Institute (NDI), ambos think tanks baseados em Washington (EUA); a Omidyar Network; o Visualization and Data Analytics Research Center (VIDA), da New York University (NYU); o Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E) e a Escola de Direito da FGV-SP.

A Sala conta com parceria de mídia com a rádio CBN, o jornal Estado de São Paulo, a agência de fact-checking Lupa e o portal digital Nexo Jornal. E um Comitê Observador, formado por uma rede internacional de parceiros acadêmicos, de sociedade civil e governamental, manterá interlocução permanente com os pesquisadores da FGV DAPP na Sala para a troca de experiências durante o período eleitoral.

Em acordo com a missão institucional da FGV, os estudos, análises e publicações produzidos pela FGV DAPP na Sala de Democracia Digital – #observa2018 não possuem qualquer vinculação política ou partidária.

Acesse o conteúdo completo em www.ultimoinstante.com.br/

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 13 de julho de 2015

TRE/RJ mantém cassação do prefeito de Itaboraí

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro julgou, nesta quarta-feira (8), os embargos de declaração do prefeito cassado de […]
Ler mais...
seg, 17 de setembro de 2018

TSE: Apoiadores não podem impulsionar conteúdo nas redes, apenas candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (13/9), que apenas candidatos podem impulsionar postagem em redes sociais. No entendimento […]
Ler mais...
ter, 28 de agosto de 2018

"O que há de bom na democracia nasceu nos tribunais eleitorais", diz Carlos Velloso

Por Sérgio Rodas “O que há de bom na democracia brasileira nasceu nos tribunais eleitorais”, afirmou nesta sexta-feira (24/8) Carlos Velloso, […]
Ler mais...
qua, 27 de maio de 2020

A AGÊNCIA DE ACESSO À INFORMAÇÃO DA ARGENTINA MULTA O GOOGLE

Fonte: Sigilo A Agência de Acesso à Informação Pública da Argentina impôs multas no total de 280 mil pesos por […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram