Notícias

Justiça derruba ações que questionavam segurança de urnas eletrônicas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A Justiça derrubou quatro ações ligadas às eleições. Em três delas, afastou questionamentos acerca da inviolabilidade das urnas eletrônicas e em outra protegeu as garantias essenciais do eleitor.

A fim de garantir a normalidade das eleições do segundo turno, a Advocacia-Geral da União atuou, por meio de uma força-tarefa, nos quatro processos.

De acordo com a advogada-geral da União, Grace Mendonça, o objetivo foi ter uma equipe preparada nos dois turnos da eleição para agir com celeridade caso alguma demanda judicial questionando o processo fosse apresentada. “Trabalhamos intensamente para que tudo ocorresse em plena ordem, para que o cidadão e a cidadã exercessem o seu poder através do voto, com confiança”, avaliou a ministra.

Casos Judiciais
No primeiro caso, a Associação Pátria Brasil afirmava que a urna eletrônica era incapaz de assegurar o sigilo do voto. Na ação, a entidade requeria a utilização da cédula de papel nas votações, mas o pedido foi negado pela corte superior.

Em outra ação, no Juizado Especial Federal Cível de Formosa (GO), a atuação da AGU evitou o recolhimento de as urnas eletrônicas para realização de perícia por órgão não competente. Já na ação popular, a instituição sustentou que as acusações se baseavam em “ilações descabidas” e sem respaldo técnico, uma vez que a segurança das urnas eletrônicas é garantida por uma série de testes públicos e auditorias.

O terceiro processo foi apreciado pela 13ª Vara Federal do Distrito Federal, em que o autor pretendia “a anulação de todo e qualquer ato ou regramento do TSE que vise adotar a utilização de urnas eletrônicas na votação do segundo turno” e que o tribunal substituísse a votação eletrônica por voto em cédula de papel.

Na ocasião, a AGU defendeu que o Supremo Tribunal Federal já havia se pronunciado contra o voto impresso nas eleições (ADI 5.889). O juízo que analisou a ação se declarou incompetente para julgar o pedido.

Já no quarto processo, dias antes da votação do primeiro turno, a advocacia-geral no Pará ajuizou ação de reintegração de posse para desobstrução da BR-308, na altura do município de Vizeu (PA).

No caso, a AGU alertou, no dia 4 de outubro, que aproximadamente 50 pessoas interditavam a rodovia federal em manifestação, o que poderia comprometer a circulação dos moradores da região no período eleitoral que se aproximava. Com informações da Assessoria de Imprensa da AGU. 

Ação Popular 1000221-26.2018.4.01.3506 (Vara Federal de Formosa/GO)
Mandado de Segurança 0601655-22.2018.6.00.0000 (TSE)
Ação Popular 1021600-50.2018.4.01.3400 (13ª Vara Federal do DF)
Ação de Reintegração de Posse 100029465.2018.4.01.3904 (Justiça Federal do Pará)

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 16 de dezembro de 2021

Julgamento sobre federações partidárias será em plenário físico

Fonte: Jotta O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade das federações partidárias será realizado em plenário físico. […]
Ler mais...
qui, 07 de maio de 2020

Corte Eleitoral determina novo julgamento das contas eleitorais de 2018 de deputada estadual pelo Maranhão

Fonte: TSE Na sessão desta terça-feira (5), realizada por meio de videoconferência, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou […]
Ler mais...
seg, 27 de junho de 2016

TSE revê jurisprudência sobre litisconsórcio em AIJE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou, na sessão de terça-feira (21), o julgamento do Recurso Especial Eleitoral (Respe) nº 84356/2012 […]
Ler mais...
seg, 25 de junho de 2018

Não há concurso formal em sonegação de IRPJ, mas crime único, diz STJ

Por Tadeu Rover Não há concurso formal, mas crime único, na hipótese em que o contribuinte declara Imposto de Renda de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram