Notícias

TRE-MT manda coligação cumprir cota de 30% em tempo de TV para senadora

segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O juiz Paulo Cezar Alves Sodré, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, determinou, nesta quarta-feira (19/9), que a coligação do PSDB distribuía seu horário político cumprindo o mínimo de 30% para candidata mulher que disputa vaga no Senado pelo estado. A representação foi ajuizada pela juíza Selma Arruda (PSL), candidata ao Senado, contra a coligação e o deputado federal do Mato Grosso Nilson Leitão (PSDB), que também está concorrendo.

Segundo o pedido, foi determinado em reunião da coligação dos partidos que o candidato Leitão teria 67 segundos do horário eleitoral gratuito entre os que estão concorrendo a senador e Arruda ficaria com 32 segundos. Mas a equipe do atual deputado teria alterado a mídia, excluindo a propaganda da juíza, com exceção das inserções.

“O advogado e um dos representantes da Coligação Segue em Frente Mato Grosso deram declarações na imprensa deixando esclarecido de uma vez por todas que, a Representante não terá tempo de propaganda algum, e mais, soube a Representada, também pela imprensa, que o seu partido, o PSL, não foi excluído da Coligação, não obstante tenha sido retirado o tempo da Representante”, justificou a autora na petição.

De acordo com a defesa da coligação e do candidato, a divisão do tempo é matéria intrapartidária e “não cabe a alegação de que por ser mulher a Representante teria direito a um tempo mínimo de 30%, pois tal percentual mínimo se refere às candidaturas proporcionais, uma vez que a reserva de cota de gênero somente se verifica nas eleições proporcionais”.

Em nova manifestação, apresentaram o fato de ter acontecido uma reunião no dia 6 de setembro na qual ficou determinada a divisão de 7 segundos para Selma e 92 segundos para Nilson com o aval do PSL, partido da juíza.

Ao analisar o caso, porém, o juiz ressaltou que a cota de gênero é válida para eleições majoritárias e proporcionais. “A autonomia partidária não pode se sobrepor aos princípios fundamentais, e entre eles, o princípio da igualdade”, disse ao citar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o tema (ADI 5617).

“O mote principal da ADI 5617 foi o de garantir coerência entre o limite de cotas para registro de candidaturas e os recursos do FPN destinados para elas, entretanto acabou abrangendo o conceito para as eleições majoritárias, inobstante o art. 10, § 3º, da Lei 9.504/97 refira-se somente às Casas Legislativas”, acrescentou o juiz.

“Se o fundamento para garantir a cota mínima da propaganda eleitoral gratuita a um dos gêneros, nas eleições proporcionais é o princípio da igualdade, esse também é o fundamento para garantir a cota mínima da propaganda eleitoral gratuita nas eleições majoritárias, em havendo dois cargos em disputa. Se o fundamento é o mesmo, a solução encontrada há de ser a mesma. Vale aqui o brocardo antes mencionado: "ubi eadem ratio ibi idem jus" - onde houver o mesmo fundamento, haverá o mesmo direito”, concluiu, determinando que Selma fique com 29,7 segundos para a propaganda e 59,7 segundos para as inserções.

Clique aqui para ler a decisão.
Rp 0600977-98.2018.6.11.0000

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 15 de outubro de 2020

Grupo que enriqueceu ilicitamente fraudando benefícios previdenciários tem condenação cível mantida

Fonte: TRF Por unanimidade, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve a condenação cível por […]
Ler mais...
ter, 24 de outubro de 2017

Rosa Weber suspende portaria que muda regras de combate ao trabalho escravo

ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu em decisão liminar (provisória) a portaria do Ministério do Trabalho que […]
Ler mais...
sex, 18 de maio de 2018

Partidos terão mais 90 dias para fazer prestação de contas de 2017

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu mais 90 dias para os partidos apresentarem, complementarem ou corrigirem as prestações de conta […]
Ler mais...
qua, 08 de julho de 2015

Prefeita de Cubatão/SP tem mandato cassado

O juiz eleitoral de Cubatão, Rodrigo de Moura Jacob, cassou os mandatos da prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), e […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram