Notícias

TRE-PE decide proibir vinculação de Armando Monteiro a Michel Temer

segunda-feira, 17 de setembro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

RECIFE – Por quatro votos a três, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira, 12, que o candidato ao governo do Estado nas eleições 2018Armando Monteiro (PTB) não pode ser vinculado por seus adversários ao presidente Michel Temer (MDB). Segundo a assessoria da corte, a determinação do pleno, porém, não alcança os aliados do pedetista e concorrentes ao Senado Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), ex-ministros do emedebista. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

“Acordam os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, por maioria conceder parcialmente a segurança, para que se abstenha de veicular novas mensagens manifestamente inverídicas de que o candidato Armando Monteiro Neto estaria apoiando ou sendo apoiado pelo governo Temer, nos termos do voto condutor do desembargador Gabriel Cavalcanti”, afirmou a corte em sessão extraordinária para julgar o caso.

Desde o período da pré-campanha, tanto o grupo político do governador Paulo Câmara(PSB), candidato à reeleição, que reúne em sua coligação PT e MDB, quanto os aliados de Armando Monteiro buscam vincular seus palanques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso pela Operação Lava Jato, que tem mais de 60% de intenção de votos em Pernambuco, tentando ainda colar nos adversários o rótulo de "chapa" ou "turma do Temer".

No início de setembro, o TRE-PE, em decisões monocráticas, chegou a autorizar o uso da expressão “turma do Temer” e, em menos de 24 horas depois, proibir a frase inclusive com a exigência de remoção de vídeos das redes sociais da campanha de Câmara sob pena de multa de R$ 5.000 por considerar fake news.

De acordo com o coordenador jurídico da campanha de Câmara, Carlos Neves, a decisão do TRE-PE foi uma vitória para o grupo do governador, pois não proíbe o uso da expressão “turma do Temer”. “Há uma ressalva a pedido da parte adversa para que não seja dito que Temer apoia oficialmente Armando, a gente nunca usou (essa afirmação) nem vai usar, mas que Armando faz parte da turma do Temer não vamos deixar de dizer”, disse o advogado ao Estado.

Por meio de nota, a campanha do petebista comemorou a decisão da Justiça Eleitoral contra a “comunicação de Paulo que tenta enganar a população” e destacou que o MDB, partido do presidente Temer, está no palanque de Câmara.

“A verdade prevaleceu. Armando sempre foi pautado pela ética e coerência política. Tentaram de todas as formas difamá-lo, mas agora a Justiça apresentou um posicionamento definitivo e as mentiras contra ele estão proibidas”, disse o advogado e coordenador jurídico da coligação do senador, Walber Agra.

Acesse o conteúdo completo em politica.estadao.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 09 de março de 2018

TSE publica as últimas resoluções para as Eleições 2018

Os textos das duas últimas resoluções, discutidas na sessão administrativa do dia 1º de março, foram publicados nesta segunda-feira (5) […]
Ler mais...
sex, 06 de dezembro de 2013

TRE-DF: Se outdoor divulgar endereço de facebook que contém plataforma eleitoral, é propaganda antecipada

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal aplicou multa de R$ 5 mil reais em Odilon Netto em razão de […]
Ler mais...
qui, 31 de janeiro de 2013

Piauí recebe congresso de ciência política

O II Congresso de Ciência Política e Direito Eleitoral do Piauí começa na quinta-feira, 14 de junho. Nos dias 14, […]
Ler mais...
qui, 25 de junho de 2020

Adiamento das eleições para 15 e 29 de novembro é aprovado no Senado

Fonte: Senado O Plenário do Senado aprovou em votação remota o adiamento para os dias 15 e 29 de novembro, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram