Notícias

TRE-SP concede direito de resposta no YouTube a candidato a deputado estadual

segunda-feira, 03 de setembro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo concedeu ao candidato a deputado estadual Antonio Biagio Vespoli (Psol) o direito de resposta em um canal do YouTube que o acusou de receber doação ilegal para a campanha.

O juiz auxiliar Afonso Celso da Silva considerou que o vídeo no canal Lourivaldo Delfino excede o limite de manifestação do pensamento. Segundo o magistrado, o conteúdo ofende a honra do candidato, com afirmações caluniosas, difamatórias ou injuriosas, e deve ser retirado do ar, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Na decisão deste sábado (1º/9), o juiz também determinou que Vespoli poderá exercer o direito de resposta no canal, com vídeo que deverá ser veiculado em até 48 horas após a entrega da mídia. O conteúdo deverá ser publicado em caráter público, sem restrição de visualização. Além disso, deverá ficar na página de Lourivaldo Delfino por pelo menos 20 dias, conforme prevê a legislação eleitoral.

A representação foi ajuizada contra o responsável pelo canal e contra o Google, proprietário do YouTube. O candidato sustentou que os vídeos possuem conteúdo difamatório e, sobre a afirmação de que teria havido doação ilegal, respondeu que “o fato já foi apurado e esclarecido na Justiça Eleitoral”.

Quanto ao Google, o juiz determinou que a empresa deve apagar as URLs dos vídeos, sob pena de multa diária de R$ 10 mil caso elas sejam reativadas no período previsto na legislação eleitoral. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-SP.


Processo 0605136-67.2018.6.26.0000

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 28 de março de 2019

STJ fixa precedente inédito sobre prova nova e prazo decadencial em rescisória

A 3ª turma do STJ fixou na manhã desta terça-feira, 26, precedente em caso de usucapião sobre a ampliação do […]
Ler mais...
sex, 28 de outubro de 2022

STF invalida lei que proibia multa por quebra de fidelização com telefônicas

Fonte: Conjur O Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de lei do estado do Rio de Janeiro que proíbe a […]
Ler mais...
qui, 16 de agosto de 2018

Interposição de recurso fora do prazo devido a feriado local exige comprovação

Ao interpor recurso fora do prazo por causa de feriados locais, é preciso apresentar comprovação documental quanto aos dias sem […]
Ler mais...
qua, 18 de dezembro de 2013

Taquari e Campo Novo têm prefeitos cassados no Pleno do TRE-RS

Na sessão do Pleno desta terça-feira (17), houve a reforma da sentença de primeiro grau com origem em Campo Novo, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram