Notícias

Procuradoria Regional Eleitoral contesta candidaturas de ex-vereadores de Campos, no RJ

terça-feira, 28 de agosto de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro está contestando no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) as candidaturas a deputado estadual de Kellinho (PROS) e Thiago Virgílio (PTC), ex-vereadores de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Os políticos foram condenados em segunda instância por abuso de poder político e econômico na ação eleitoral oriunda da Operação Chequinho, que investigou um esquema de compra de votos na eleição de 2016 em Campos.

Para a Procuradoria, a Lei da Ficha Limpa tornou Kellinho e Thiago Virgílio inelegíveis até 2024, o que os impediria de concorrer na eleição deste ano.

O TRE, que julga o registro de candidaturas, notificará os dois para se defenderem e, se necessário, produzirem prova testemunhal e documental.

Por telefone, Thiago disse ao G1 que está tranquilo e vai entrar com recurso para manter a candidatura. O político também negou qualquer irregularidade na eleição de 2016.

G1 não conseguiu contato com Kellinho.

Operação Chequinho

A Operação Chequinho investigou um esquema de compra de votos em Campos, que segundo o Ministério Público Eleitoral usava o programa social Cheque Cidadão. Vereadores, servidores públicos e eleitores chegaram a ser presos, mas todos já foram soltos.

Tanto Kellinho quanto Thiago foram eleitos como vereadores em 2016, mas foram afastados da Câmara em 2018 após a condenação em segunda instância. Thiago foi afastado em março e Kellinho em abril.

Acesse o conteúdo completo em g1.globo.com

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 01 de novembro de 2016

DESAFIOS E DISTÂNCIAS DE UMA ELEIÇÃO REALIZADA NA AMAZÔNIA

Um dos pilares da democracia é o direito universal ao voto, e garantir que cada um dos 2,3 milhões de […]
Ler mais...
seg, 12 de junho de 2017

Eleições só terminam depois que a Justiça Eleitoral dá a última palavra

Por Pedro Canário *Reportagem especial do Anuário da Justiça Brasil 2017, lançado na última quarta-feira (31/5) no Tribunal Superior Eleitoral. O […]
Ler mais...
sex, 30 de agosto de 2013

Prefeito reeleito de Cocalinho terá que pagar multa de 20 mil UFIRs

  O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, na sessão plenária desta terça-feira (27/08) reduziu de 50 para […]
Ler mais...
ter, 25 de junho de 2013

Colégio de presidentes de TREs em Brasília discute aprimoramento do sistema democrático

Reunido na manhã desta segunda-feira (24), na sede do TSE, em Brasília, com a presença da presidente daquela Corte, ministra […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram