Notícias

Improbidade administrativa e dívidas tributárias estão na Pesquisa Pronta

quinta-feira, 19 de novembro de 2020
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: STJ

A página da Pesquisa Pronta divulgou oito novos entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Preparada pela Secretaria de Jurisprudência do tribunal, a nova edição aborda temas como a violação de princípios administrativos e dívidas tributárias do legislativo municipal.

O serviço tem por objetivo divulgar os entendimentos jurídicos do STJ por meio da consulta em tempo real sobre determinados temas. A organização é feita de acordo com o ramo do direito ou com grupos predefinidos (assuntos recentes, casos notórios e teses de recursos repetitivos).

Direito administrativo – Concu​​rso público

Concurso público. Conteúdo programático. Pormenorização exaustiva. Necessidade?

No julgamento do MS 24.453, a Corte Especial analisou questionamento sobre a pormenorização do conteúdo programático no edital de um concurso público. Neste caso, o relator, ministro Francisco Falcão, citou entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto, segundo o qual "havendo previsão de um determinado tema, cumpre ao candidato estudar e procurar conhecer, de forma global, todos os elementos que possam eventualmente ser exigidos nas provas, o que decerto envolverá o conhecimento dos atos normativos e casos julgados paradigmáticos que sejam pertinentes, mas a isso não se resumirá. Portanto, não é necessária a previsão exaustiva, no edital, das normas e dos casos julgados que poderão ser referidos nas questões do certame".

Direito administrativo – Improbidade admini​​strativa

Contratação de empresa de familiar. Princípios administrativos: violação?

A Primeira Turma lembrou que o STJ "tem precedente segundo o qual a contratação de empresa pertencente a familiar próximo viola princípios administrativos, razão pela qual, no caso, deve ser estabelecida a condenação por improbidade administrativa, nos termos do artigo 11 da Lei 8.429/1992".

O entendimento foi firmado no julgamento do AgInt no REsp 1.366.180, sob relatoria da ministra Regina Helena Costa.

Direito administrativo – Processo ad​​ministrativo disciplinar

Processo administrativo disciplinar. Membro de comissão processante. Participação em outras comissões. Imparcialidade do membro: comprometimento?

No MS 22.019, a Primeira Seção afirmou que "de acordo com a jurisprudência do STJ, a participação de membro da comissão processante em mais de um processo administrativo disciplinar envolvendo o mesmo investigado não macula a imparcialidade quando a apuração tratar de fatos distintos". O processo é da relatoria do ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

Direito agrário – Aplicabilidade do Có​digo de Defesa do Consumidor

Contrato de compra e venda de insumos agrícolas. Produtor rural. Código de Defesa do Consumidor. Incidência?

A Quarta Turma destacou entendimento de que, "nos termos da jurisprudência do STJ, o produtor rural não deve ser considerado destinatário final no contrato de compra e venda de insumos agrícolas, motivo pelo qual não incide, nesses casos, o Código de Defesa do Consumidor. Precedentes". A decisão foi tomada no AgInt no AREsp 363.209, relatado pelo ministro Raul Araújo.

Direito administrativo – Responsabilidade ci​​vil do estado

Responsabilidade civil do estado. Suicídio de detento no interior de presídio. Indenização?

Em processo sob relatoria do ministro Og Fernandes, a Segunda Turma explicou que "o STJ sedimentou o entendimento de que a responsabilidade civil do Estado pela morte de detento em delegacia, presídio ou cadeia pública é objetiva, pois é dever do Estado prestar vigilância e segurança aos presos sob sua custódia". O entendimento foi aplicado no julgamento do AgInt no REsp 1.305.249.

Direito administrativo – Servidor p​úblico

Processo administrativo disciplinar. Cassação de aposentadoria. Constitucionalidade?

No julgamento do RMS 50.070, a Primeira Turma estabeleceu que "no tocante à penalidade de cassação da aposentadoria, o recurso igualmente não merece prosperar, haja vista que tanto o STJ quanto do STF firmaram entendimento de que é constitucional a pena de cassação de aposentadoria, como consequência da demissão, mesmo diante do caráter contributivo do benefício previdenciário". A relatoria é do ministro Benedito Gonçalves.

Direito tributário – T​​ributos

Município. Dívidas da Câmara de Vereadores. Emissão de Certidão de Regularidade Fiscal. Comprometimento?

A Primeira Turma lembrou que a jurisprudência do STJ "orienta que a existência de dívidas tributárias da Câmara dos Vereadores compromete a regularidade fiscal do respectivo Município. Com efeito, a exigibilidade de tais débitos resulta na ausência de direito à expedição de certidão negativa de débitos ou de certidão positiva com efeito de negativa (artigos 205 e 206 do CTN)".

O entendimento foi firmado no julgamento do AgInt no REsp 1.801.936, sob relatoria do ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

Direito ci​​vil – Posse

Imóvel público. Demanda possessória entre particulares. Oposição pelo ente público. Discussão de domínio. Possibilidade?

No REsp 1.819.861, a Segunda Turma lembrou que a Corte Especial, "recentemente, no julgamento dos EREsp 1.296.991, firmou a tese de que, nos casos em que o imóvel objeto do litígio é público, como aqueles destinados à Reforma Agrária, a discussão da posse em ação possessória decorre do próprio direito de propriedade, não se aplicando a restrição normativa prevista no artigo 923 do CPC/1973 (557 do CPC/2015)". O processo é da relatoria do ministro Herman Benjamin.

Sempre dis​​ponível

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Para acessá-la, basta clicar em Jurisprudência > Pesquisa Pronta, a partir do menu na barra superior do site.

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 11 de outubro de 2016

STJ suspende direitos de candidata, e eleição em Florianópolis é incerta

O ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça, suspendeu por cinco anos os direitos políticos de Ângela Amin […]
Ler mais...
sex, 27 de junho de 2014

TSE devolve mandato a prefeita e vice-prefeito de Miranda/MS

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram na sessão extraordinária desta quarta-feira (25), por unanimidade, suspender a cassação dos […]
Ler mais...
seg, 15 de agosto de 2022

TSE aprova com ressalvas contas de Ciro Gomes relativas às Eleições Gerais de 2018

Fonte: TSE O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou com ressalvas, na sessão jurisdicional desta terça-feira (9), as contas eleitorais do candidato […]
Ler mais...
qui, 21 de maio de 2015

Fundo Partidário não pode ser utilizado para pagar multas eleitorais

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmaram, por unanimidade, na sessão administrativa desta quinta-feira (21), que recursos do Fundo […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram