Notícias

Em razão da crise do coronavírus, TSE suspende afastamento de prefeitos cassados

sexta-feira, 03 de julho de 2020
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: G1

Em razão da pandemia de coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quarta-feira (1º) suspender o afastamento de dois prefeitos cassados .

As decisões foram tomadas em relação aos casos específicos, mas o precedente deve ser adotado em casos semelhantes pelos ministros do tribunal.

Os casos julgados na sessão desta quarta, a última antes do recesso de meio de ano, foram os dos prefeitos e respectivos vices de Ribeira do Piauí (PI) e Presidente Figueiredo (AM).

“Enquanto a pandemia perdurar, nós não daremos execução imediata em decisões de afastamento dos tribunais regionais eleitorais”, orientou o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE. “É uma orientação geral que sugiro que todos os ministros adotem.”

No primeiro caso, de Ribeira do Piauí, o relator, ministro Og Fernandes, afirmou que a concessão se deve à anormalidade da situação causada pela pandemia porque haveria necessidade de eleições suplementares em caso de cassação do mandato.

“Temos hoje uma situação no país com enorme dificuldade para a realização de eleições, tanto que estamos num cenário de uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição], tentando mudar as eleições marcadas para outubro. O que dizer então de uma eleição suplementar”, afirmou Og Fernandes. “O município ficaria acéfalo.”

No voto que encerrou a discussão, o ministro Luís Roberto Barroso decidiu acompanhar a maioria “pela mais absoluta exceção, em razão da pandemia e do troca-troca que acho que faria muito mal à administração municipal”.

Segundo Barroso, a manutenção do prefeito no cargo ocorre por “medida de saúde pública”, já que o tipo de recurso apresentado, em situação normal, não seria concedido.

Ficaram vencidos os ministros Edson Fachin e Tarcísio Vieira de Carvalho.

No caso de Presidente Figueiredo, no Amazonas, o relator Luis Felipe Salomão afirmou que o estado é um dos mais atingidos pela pandemia e seria a quarta mudança de gestão em poucos meses na cidade, com uma taxa de infecção pelo coronavírus quatro vezes acima da taxa nacional.

“Entendo que neste momento a substituição será muito pior para o município”, afirmou.

O vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill de Góes, afirmou que esse tipo de medida requer cuidado, para não se tornar um “salvo-conduto” na pandemia.

“Neste momento, quanto mais pessoas com responsabilidade na administração, mais tormentosa será a atribuição de responsabilidades futuras, inclusive pela alegação de que a responsabilidade pelos fatos decorre da administração antecedente”, argumentou o ministro Og Fernandes. “Cada caso será examinado pelo Judiciário no momento propício.”

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 23 de maio de 2023

Servidor efetivo receber pensão temporária por morte caracteriza má-fé

Fonte: Conjur Por Eduardo Velozo Fuccia O recebimento de pensão temporária por morte por quem ocupa ao mesmo tempo cargo público […]
Ler mais...
sex, 15 de julho de 2016

Empresa bancou evento de Doria, diz Ministério Público

Um vídeo mostrando João Doria (PSDB) em jantar bancado por uma empresa entrou na mira do Ministério Público Eleitoral. No […]
Ler mais...
seg, 13 de julho de 2015

Plenário vota limites de doação e de gastos em campanhas eleitorais

O Plenário da Câmara dos Deputados retoma nesta semana a votação do projeto de lei da minirreforma eleitoral (PLs 2259/15 […]
Ler mais...
sex, 28 de junho de 2013

Tribunal mantém cassação do prefeito de Montezuma/MG

Por unanimidade, o TRE-MG, na sessão desta terça-feira (25), manteve sentença de primeira instância que cassou, por captação ilícita de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram