Notícias

Alckmin não deve tirar do ar vídeo em que se defende de fraude, decide TSE

quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

Ao publicar vídeo para se defender de acusações sobre um envolvimento em fraude, a campanha de Geraldo Alckmin não desrespeitou as regras eleitorais.

Com esse entendimento, o Tribunal Superior Eleitoral negou, nesta quinta-feira (14/11), recurso que pedia remoção de vídeo publicado no canal do Youtube do tucano.

O pedido foi movido pela campanha de Fernando Haddad, candidato à presidência nas eleições de 2018, que alegava que Alckmin extrapolou as regras da propaganda eleitoral ao impulsionar a divulgação de um vídeo no YouTube.

De acordo com o recurso, ao digitar o nome Haddad na plataforma, o usuário era direcionado a uma página de resultados onde era possível visualizar o vídeo intitulado “A Verdade Sobre a Fraude da Merenda. O exército da mentira é grande. O da verdade é imbatível”. Segundo a defesa, Alckmin teria se aproveitado do nome de Fernando Haddad para beneficiar sua candidatura e se defender de acusações.

Ao analisar o recurso, o colegiado manteve a decisão do relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão. Segundo o ministro, o conteúdo do vídeo destinou-se exclusivamente à defesa do candidato contra acusações sobre um suposto envolvimento em fraude.

"O vídeo revela trechos de material jornalístico sobre o caso, reproduz entrevistas do então governador do estado [de São Paulo] e emprega conteúdo e linguagem próprios do debate político", afirmou o ministro.

Para Salomão, o vídeo seguiu as regras previstas no caput do artigo 56-C da Lei das Eleições (9.504/97), já que está identificado de forma correta e foi contratado exclusivamente pelo partido, coligação ou candidato. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Rp 060153139

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 13 de maio de 2021

STJ: É legítima tributação sobre rendimentos de aplicações financeiras

Fonte: Migalhas O contribuinte alegou que correção monetária não representa acréscimo patrimonial, mas mera recomposição da perda de valor da […]
Ler mais...
sex, 27 de junho de 2014

Eleitores fora de domicílio eleitoral poderão votar nas Eleições Gerais de 2014

O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral, mas quiser exercer o direito do voto, poderá votar para o […]
Ler mais...
qui, 25 de abril de 2013

Redes sociais não devem ter limite para manifestações eleitorais, diz Toffoli

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, defendeu liberdade de opinião em matéria eleitoral nas redes sociais. Ao contrário […]
Ler mais...
sex, 09 de março de 2018

Plenário revoga trechos da resolução que trata de pesquisas eleitorais

Durante sessão administrativa desta quinta-feira (8), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, revogar trechos da Resolução […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram