Notícias

Gravação ambiental é válida para comprovar compra de votos, reafirma TSE

segunda-feira, 12 de agosto de 2019
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral reafirmou como válida a gravação ambiental para comprovar a compra de votos, mesmo que sem prévia autorização judicial.

A decisão desta terça-feira (6/8) ocorreu no julgamento de recurso do vereador Ademir Damo, de Guaporé (RS), contra acórdão do tribunal eleitoral do Rio Grande do Sul que cassou o diploma do candidato por compra de votos.

O TRE-RS considerou que o vereador ofereceu dinheiro em troca do voto de eleitores e, pelo delito configurado no artigo 41-A, da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), Damo foi afastado da atividade parlamentar em maio de 2017.

O relator do processo, ministro Jorge Mussi, apontou a jurisprudência firmada pela Corte para o pleito de 2016, no sentido de que é lícita a gravação ambiental sem o conhecimento dos demais interlocutores, ainda que em ambiente privado. A tese foi fixada em maio.

O ministro lembrou que o Supremo Tribunal Federal já reafirmou agravação ambiental como meio de obtenção de provas, ainda que sem prévia autorização judicial, no julgamento da questão de ordem no Recurso Extraordinário 583.987.

"Os testemunhos, a que se reportou o recorrente, são contraditórios e incapazes de firmar o teor do diálogo. Conclusão diversa demandaria reexame de fato e prova, providência inviável em sede extraordinária", afirmou Mussi. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Respe 29873

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 17 de agosto de 2016

Juiz multa Marta por propaganda paga no Facebook

  Candidata do PMDB à Prefeitura de São Paulo foi multada em R$ 5 mil e obrigada a retirar as […]
Ler mais...
qua, 18 de outubro de 2017

Eleições 2018: grupo debate minutas de resoluções sobre candidaturas, representações e pesquisas eleitorais

O Grupo de Trabalho (GT) – Minuta Candidaturas está reunido desde ontem (16), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), […]
Ler mais...
sex, 08 de fevereiro de 2019

OAB cria grupo de trabalho para analisar proposta de lei anticrime de Moro

O presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, constituiu um grupo de trabalho para análise do projeto de […]
Ler mais...
sex, 12 de julho de 2013

Pleno do TRE/ES decide acatar denúncia contra deputada Solange Lube por crime de falsidade ideológica eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo aprovou hoje (10/7), por unanimidade, o recebimento da denúncia contra a deputada Estadual […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram