Notícias

Iniciado julgamento sobre cassação de deputado distrital do PSB por abuso de poder econômico

quinta-feira, 27 de agosto de 2020
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou, nesta quinta-feira (20), o julgamento de um recurso do deputado distrital José Gomes (PSB) contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) que cassou o mandato do parlamentar pela prática de abuso do poder econômico nas Eleições de 2018. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.

Em abril de 2019, a Corte Eleitoral distrital, ao analisar Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), cassou o mandato de José Gomes na Câmara Legislativa do DF por entender que, durante a campanha eleitoral, ele teria coagido funcionários de sua empresa – a Real JG Serviços Gerais – para que votassem nele nas Eleições de 2018.

Segundo a denúncia, um primo do parlamentar teria solicitado aos funcionários da empresa total engajamento na futura campanha e votos para o então candidato. Caso contrário, poderia haver demissões. A empresa de José Gomes, eleito para a CLDF com 16,5 mil votos, tem dez mil empregados.

O ministro Og Fernandes, relator do recurso no TSE, informou que, antes mesmo de ter sido escolhido na convenção do partido (PSB), José Gomes já se apresentava aos funcionários da empresa como candidato a deputado distrital em mensagens de aplicativo de celular.

O relator destacou ainda que, em mensagens de áudio, trabalhadores da Real JG Serviços Gerais foram alertados de que a empresa mantinha no cadastro a relação dos números dos títulos de eleitor e os locais de votação de cada funcionário.

“Ficou extensamente demonstrado que o recorrente [José Gomes] se utilizou de recursos humanos de sua empresa para obter vantagens eleitorais”, disse o ministro, que negou o recurso de José Gomes e manteve a cassação do deputado distrital.

EM/LG

Processo relacionado: RO 60123607 (PJe)

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 03 de agosto de 2015

TSE vai julgar denúncia de fraude em candidaturas

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá julgar, na sessão plenária da próxima terça-feira, uma ação que envolve uma denúncia de fraude […]
Ler mais...
ter, 09 de março de 2021

PARA AS MULHERES: IGUALDADE, RESPEITO E UMA BOA CACHAÇA!

Fonte: Cachaça Eleitoral Quando Vera Taberti, Promotora de Justiça, foi atuar, de forma inédita, na Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo, exclusivamente […]
Ler mais...
sex, 05 de abril de 2019

Por Tadeu Rover: Paulo Guedes atribui efeito vinculante a 29 súmulas do Carf

Por Tadeu Rover O ministro da Economia, Paulo Guedes, atribuiu efeito vinculante a 29 súmulas do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) em […]
Ler mais...
qui, 15 de outubro de 2020

Sua empresa já está preparada para responder a incidentes ligados à proteção de dados pessoais?

Fonte: Migalhas Com a Lei Geral de Proteção de Dados finalmente em vigor e as notícias que já começaram a […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram