Notícias

Operadora de planos de saúde Hapvida expõe dados de quase 6,4 milhões de clientes

quarta-feira, 08 de julho de 2020
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Olhar Digital

Nesta sexta-feira (3), o Olhar Digital recebeu com exclusividade uma denúncia sobre um vazamento de dados da operadora de planos de saúde Hapvida. A brecha expôs dados como nome completo, endereço físico e CPF de quase 6,4 milhões clientes da companhia.

Segundo o 'Brazil Safe', grupo de desenvolvedores influenciados pela ética hacker (hackers white hat), trata-se de uma falha de segurança que não exige conhecimentos avançados em programação. Para ter acesso à brecha, é necessário que o usuário possua apenas uma conta no site da empresa de plano de saúde. Após adentrar o sistema da Hapvida, é possível obter acesso aos inúmeros números de diferentes contratos modificando números aleatoriamente do código HTML da página (acessado facilmente pelo menu 'inspecionar elemento' de qualquer navegador). A fonte afirma que a falta de criptografia dos dados facilita a edição, algo que poderia ser evitado se a companhia utilizasse tokens, o que ofereceria mais segurança aos clientes. Após a etapa de troca de perfis, ainda era possível gerar boletos, que traziam nome completo, CPF e endereço físico completo.

Felizmente, a brecha parece não estar mais disponível, segundo a fonte da denúncia, que realizou a checagem ainda nesta sexta-feira (3).

O Olhar Digital entrou em contato com a operadora Hapvida, a qual nos enviou um posicionamento, que pode ser lido abaixo.

A empresa investe constantemente na segurança do seu sistema e na proteção dos dados dos seus beneficiários. Diante da denúncia, o Grupo está investigando e avaliando a veracidade do caso. 

Confrontar os riscos de segurança cibernética é uma luta diária das companhias e governos do mundo inteiro. A Companhia aplica as melhores ferramentas e práticas de mercado para proteger os dados de seus colaboradores, clientes e fornecedores.

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 23 de maio de 2022

Imóvel de empresa usado como moradia e dado como caução é impenhorável

Fonte: Conjur Se a lei tem por escopo de conferir ampla proteção ao direito de moradia, o fato de um […]
Ler mais...
sex, 13 de julho de 2018

Afinal, o que é permitido e o que é proibido na fase de pré-campanha eleitoral?

Por Karina Kufa, Amilton Augusto Kufa e Frederico Franco Alvim Nas eleições de 2016 tivemos uma impactante mudança legislativa: a diminuição do período de […]
Ler mais...
ter, 13 de agosto de 2019

PL que acaba com cota para mulheres em partidos é retrocesso, diz parecer

Fonte: Conjur Por Gabriela Coelho O reforço de políticas públicas afirmativas, e não o seu afrouxamento, é essencial como instrumento de […]
Ler mais...
seg, 09 de maio de 2022

STF reitera necessidade de consulta prévia para desmembramento de municípios

Fonte: STF Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Emenda Constitucional (EC) 57/2008 não tornou […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram