Notícias

Ministros prestam homenagem aos 30 anos de Marco Aurélio no STF

sexta-feira, 12 de junho de 2020
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

Uma homenagem aos 30 anos de atuação do ministro Marco Aurélio no Supremo Tribunal Federal marcou a abertura da sessão desta quarta-feira (10/6). O vice-decano completará três décadas na corte no próximo sábado.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, caracterizou Marco Aurélio como um "homem talhado para o colegiado", "um dos mais notáveis juristas" e incansável defensor da Constituição.

Toffoli também ressaltou que os votos vencidos de Marco Aurélio tornaram-se teses majoritárias e formadoras de jurisprudência na Corte com o passar dos anos.

"Exemplos emblemáticos são a declaração de inconstitucionalidade da proibição da progressão de regime aos condenados por crimes hediondos; a inconstitucionalidade da prisão do depositário infiel; a inconstitucionalidade da cláusula de barreira; o reconhecimento do instituto da infidelidade partidária e a constitucionalidade da prisão apenas após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória", citou Toffoli.

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, também parabenizou o ministro, "que sempre trouxe um olhar novo para questões relevantes". O Advogado-Geral da União, José Levi Mello do Amaral, também homenageou o ministro.

Voz da experiência
Marco Aurélio está a quase um ano para sua aposentadoria, que será em 2021. Tendo sido nomeado pelo presidente Fernando Collor e empossado em 13 de junho de 1990, o ministro viu, viveu e acompanhou mudanças significativas no país e nos tribunais.

Em 2002, assumiu interinamente a Presidência da República, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Foi então o responsável por sancionar a Lei 10.461, que criou a primeira emissora pública a transmitir ao vivo os julgamentos da corte suprema. "O projeto de criação saiu do meu gabinete. Foi uma coincidência muito feliz."

Como pai da TV Justiça, rebate a crítica de que a transmissão ao vivo e em cores desacelerou o ritmo dos julgamentos e inflou o ego dos julgadores. "A TV Justiça é publicidade! É levar para a população em geral o que é julgamento e aproximar a justiça da sociedade. É irreversível e dá transparência maior à vida do próprio Supremo", afirmou em entrevista ao Anuário da Justiça Brasil 2020, com lançamento previsto para agosto.

Durante o vaivém de entendimentos que perpassou a jurisprudência nos últimos dez anos sobre a execução antecipada da pena, o ministro, como integrante da 1ª Turma, se manteve firme na posição que sempre sustentou. Continuou a deferir liminares em Habeas Corpus para afastar a execução provisória em diversos casos.

No colegiado da turma, ele costuma ficar vencido. Quando a matéria é tratada em HC, é comum o placar de quatro votos contra o dele.

Marco Aurélio é defensor do debate olho no olho, motivo pelo qual vê no Plenário Virtual o "maior mal da jurisdição atual". Costuma dizer que a premissa básica do colegiado é que os ministros se completem mutuamente e troquem ideias. Não ignora que a ferramenta é importante em termos de celeridade, mas entende que ela dificulta a discussão do conteúdo.

Já sobre os julgamentos presenciais, considera que eles devem ser cada vez menos permeados por academicismo, como forma de dar celeridade e evitar o elevado número de processos parados nos gabinetes.

Clique aqui para ler a íntegra homenagem

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 08 de outubro de 2020

TRE-RJ multa candidato à prefeitura de São Gonçalo em R$ 5 mil por propaganda antecipada na internet

Fonte: TRE-RJ Na sessão plenária desta segunda-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) multou o candidato […]
Ler mais...
qui, 14 de junho de 2018

Judiciário terá funcionamento especial durante Copa do Mundo

Os órgãos do Poder Judiciário terão horário de funcionamento ajustados nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. […]
Ler mais...
qui, 22 de junho de 2017

Presidente apresenta ações do TSE sobre sustentabilidade durante seminário

Na manhã desta terça-feira (20), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participou da abertura do IV […]
Ler mais...
qua, 26 de setembro de 2018

Usufruto de imóvel instituído para prejudicar um dos cônjuges pode ser objeto de partilha

A partilha do direito real de usufruto de imóvel pode ser admitida, excepcionalmente, nos casos em que esse instituto é […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram