Notícias

Coronavírus: STF, TSE e CNJ restringem acesso a julgamentos e suspendem visitas aos tribunais

sexta-feira, 13 de março de 2020
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: G1

O Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciaram, nesta quinta-feira (12), medidas administrativas para prevenir a transmissão do novo coronavírus. A lista inclui restrição de acesso ao plenário e às turmas, nas sessões de julgamento, e suspensão das visitas do público externo.

Segundo as resoluções , qualquer servidor, colaborador, estagiário, juiz ou ministro "que tiver febre, tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar" passa a ser considerado caso suspeito.

Neste caso, não será preciso ir ao tribunal para realizar perícia médica. O paciente poderá enviar um atestado médico por e-mail.

As normas preveem, ainda:

  • que servidores com mais de 60 anos ou doenças crônicas podem pedir para trabalhar de casa;
  • que as visitas do público externo às dependências dos tribunais estão suspensas;
  • que o acesso de visitantes às bibliotecas e restaurantes dos prédios também está proibido;
  • que reuniões e audiências poderão ser realizadas por videoconferência.
Pessoas que tiverem contato com infectados por coronavírus também podem ser isoladas

Pessoas que tiverem contato com infectados por coronavírus também podem ser isoladas

Gabinetes dos ministros podem estabelecer restrições, também, no atendimento presencial de pessoas de fora do tribunal.

A administração de cada tribunal também deverá aumentar a limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de comprar mais suportes com álcool em gel para as áreas de circulação dos prédios.

Juiz de garantias

Ainda como medida de prevenção ao espalhamento do novo coronavírus, o STF suspendeu audiências públicas previstas para este mês.

Entre os temas em discussão, estão as quatro ações que contestam a criação do juiz de garantias. As audiências seriam feitas nos dias 16 e 30 de março.

Os debates sobre os dois recursos que questionam pontos do Marco Civil da Internet, previstos para 23 e 24 de março, também foram cancelados. Ainda não há nova data para as reuniões.

Teletrabalho no STJ e TST

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), até o momento, adotaram medidas apenas para aqueles servidores que viajaram para países onde já há surto de coronavírus.

Quando voltarem, eles poderão trabalhar de casa por 15 dias. No STJ, advogados foram informados de que as audiências serão por telefone ou videoconferência.

Pelas normas internas das cortes, os funcionários que voltaram de viagem devem informar os chefes sobre o local em que estiveram, e acertar as atividades a serem realizadas em casa.

Ministério Público

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também publicou portaria determinando teletrabalho para servidores com doenças respiratórias crônicas, maiores de 60 anos, que morem com crianças menores de um ano e com idosos ou que viajaram ao exterior nos últimos 15 dias.

Os eventos nas dependências do Ministério Público da União foram suspensos, e o acesso do público externo aos prédios do MP será restrito.

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 05 de março de 2020

I Congresso de Direito Eleitoral Municipal: Inovações jurídicas para as eleições 2020

Os profissionais que atuam com direito, marketing e comunicação terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as mudanças envolvendo […]
Ler mais...
ter, 13 de novembro de 2012

6.11.2012 - Projeto de Lei visa proibir transferência de título em ano eleitoral: Propositura é do deputado federal Laércio Oliveira

O deputado federal Laércio Oliveira apresentou o PL 4575/2012 que proíbe o pedido de transferência de domicílio eleitoral seja recebido […]
Ler mais...
sex, 10 de agosto de 2018

Revista de Estudos Eleitorais

Revista Estudos Eleitorais 2018_atualizada em 09.08_13h50 Acesse o conteúdo completo
Ler mais...
sex, 10 de setembro de 2021

Votação do novo Código Eleitoral prosseguirá na semana que vem Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fonte: Agência Câmara de Notícias A Câmara dos Deputados vai prosseguir na próxima semana a votação do projeto de lei […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram