Notícias

Conceder anistia fiscal não é cometer ato de improbidade, fixa TJ-DF

segunda-feira, 17 de junho de 2019
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte Conjur

Por Fernando Martines

Conceder anistia fiscal não é improbidade administrativa. Com esse entendimento, a 7ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal absolveu o ex-governador Rodrigo Rollemberg, a ex-secretária de Planejamento do DF Leany Lemos, o deputado distrital Agaciel Maia (PR) e o deputado federal Israel Batista (PV).

Rollemberg era acusado de improbidade por política de isenção tribuária que instituiu quando governador do DF. 

O grupo era acusado de ter ferido a Lei de Responsabilidade Fiscal por ter elaborado e colocado em prática uma política de isenção de impostos no Distrito Federal.

Rollemberg afirma que a isenção foi uma medida para incentivar a economia local.O argumento do ex-governador foi acolhido pelo TJ-DF.

"Sob outra óptica, a anistia fiscal não constitui um favor concedido ao contribuinte em mora. Mais do que isso, acaso esse tipo de renúncia fiscal possa ser classificado como favorecimento, a benesse ocorre em prol da sociedade como um todo", afirma a relatora, desembargadora Leila Cristina Garbin Arlanch.

Uso indiscriminado 
O advogado Rafael Carneiro, que defendeu a ex-secretária Leany, afirma que a decisão comprova que existe um uso indiscriminado das ações de improbidade.

"Esse caso é emblemático pelo absurdo da imputação. O promotor acusou de improbidade o governador, dois secretários estaduais além de deputados por um exitoso programa de refinanciamento instituído em situação de gravíssima crise fiscal por meio de lei declarada constitucional. Como acusar de ímprobos agentes públicos que agem pelos trâmites legais para minorar as dificuldades da população?”, questiona.

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 15 de março de 2022

STJ reafirma que prescrição é interrompida uma única vez em relação jurídica

Fonte: Conjur A interrupção da prescrição, embora prevista em mais de uma hipótese no artigo 202 do Código Civil, ocorre […]
Ler mais...
qua, 22 de janeiro de 2014

Prefeito de Araxá é cassado por abuso de poder econômico

A distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela Administração Pública em ano eleitoral é proibida pelo parágrafo 10º do […]
Ler mais...
sex, 17 de fevereiro de 2017

Câmara vai propor anistia de multas aos Partidos Políticos

A Câmara dos Deputados, após tentar aprovar a anistia ao caixa 2 em campanhas, vai agora tentar emplacar uma anistia […]
Ler mais...
sex, 02 de setembro de 2016

Início conteúdo Conheça as origens da urna eletrônica e sua evolução

As eleições 100% informatizadas - feito que coloca o país em evidência diante do mundo e é motivo de orgulho […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram