Notícias

Mais de 100 prestações de contas em SP são questionadas pelo Ministério Público

quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Ministério Público Federal apresentou 102 ações de impugnação para apurar irregularidades nas prestações de contas apresentadas pelos candidatos que concorreram aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual no estado de São Paulo nas eleições deste ano.

Entre os problemas apontados pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo estão a existência de candidatos que apresentaram números elevados de doadores empregados e servidores de uma mesma pessoa jurídica, doadores que estão inscritos como desempregados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), fornecedores de campanha com suspeitas de falta de capacidade operacional para prestar o serviço e irregularidades na distribuição das cotas do Fundo Partidário destinadas às mulheres.

Todos os 3.890 candidatos que disputaram cargo eletivo em São Paulo no primeiro turno das Eleições 2018 tiveram até o dia 6 de novembro para entregar as respectivas prestações de contas ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Deste total, 2.578 candidatos prestaram contas de campanha dentro do prazo, o que corresponde a 66,24% do total.

Segundo o MP, os candidatos cujas prestações de contas foram impugnadas serão intimados e deverão prestar esclarecimentos ao TRE-SP. Para que o candidato eleito seja diplomado pela Justiça Eleitoral, é necessário que as contas já estejam julgadas. Em São Paulo, a diplomação será realizada no dia 18 de dezembro.

Decisão no segundo turno
João Doria (PSDB), candidato eleito governador de São Paulo, e Marcio França, que também disputou o segundo turno nas eleições, prestaram contas ao TRE-SP no sábado (17/11), último dia do prazo.

De acordo com a Lei das Eleições (9.504/97), eles tinham até o vigésimo dia após a segunda votação para enviar as contas à Justiça Eleitoral, que agora devem ser analisadas por uma equipe técnica do tribunal eleitoral com auxílio de servidores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-SP e do MPF.

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 13 de maio de 2016

TRE/SC desaprova contas do PPS

Na última quarta-feira (11), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina julgou as contas do diretório estadual do […]
Ler mais...
qui, 08 de setembro de 2016

Justiça nega direito de resposta a Haddad no horário eleitoral de João Doria

O juiz da 1ª Zona Eleitoral Sidney da Silva Braga indeferiu o pedido de direito de resposta formulado por Fernando […]
Ler mais...
seg, 26 de junho de 2023

TSE anula drible de competência para 'lava jato' processar Delcídio do Amaral

Fonte: Conjur Por Danilo Vital O arquivamento somente dos delitos eleitorais feito após a remessa dos autos à Justiça especializada, quando […]
Ler mais...
sex, 12 de dezembro de 2014

Mandato de Governador é cassado pelo TRE/RR

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou na noite dessa quarta-feira (5), por maioria de votos, o […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram