Notícias

Ministro do TSE rejeita pedido do PT para proibir empresas de vender camisetas pró-Bolsonaro

segunda-feira, 10 de setembro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O ministro Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou nesta sexta-feira (7) um pedido apresentado pela coligação formada por PT, PC do B e PROS para proibir nove lojas na internet de vender camisetas de apoio ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro.

A coligação dizia que, além de promover Bolsonaro, as camisetas faziam propaganda negativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – preso desde abril e enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o petista teve a candidatura barrada pelo TSE na semana passada.

A ação apontava suposta propaganda irregular, sob alegação de “abuso de poder econômico” que poderia desequilibrar a disputa eleitoral.

Além da proibição, PT, PC do B e PROS queriam ainda a identificação dos responsáveis pelas lojas virtuais para serem investigados pelo Ministério Público e serem multados.

Na decisão, Luis Felipe Salomão negou o pedido por motivos processuais – apontou que o tipo de ação usado para o pedido (uma representação) era inadequado. Para ele, o caso deveria ser tratado numa ação mais ampla, de “investigação judicial eleitoral”.

“Embora a coligação representante utilize, na formulação dos pedidos, a expressão "propaganda eleitoral ilícita", a pretensão não encontra liame com a causa de pedir articulada na petição inicial, o que leva a conclusão da ausência de concretização do interesse de agir”, escreveu.

A ação foi apresentada no último domingo (2), antes portanto, do atentado cometido nesta quinta (6) contra Bolsonaro em Juiz de Fora (MG).

Acesse o conteúdo completo em  g1.globo.com

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 10 de setembro de 2018

IV Fórum de Direito Eleitoral

O Conselho Federal da OAB, por sua Comissão Especial de Direito Eleitoral, tem a honra de promover no dia 12 […]
Ler mais...
qua, 01 de agosto de 2018

Secretários municipais avaliam e-NatJus como ferramenta para sustentar SUS

Lançado há pouco mais de seis meses, o e-Natjus, plataforma digital que oferece ao magistrado fundamentos científicos para decidir sobre […]
Ler mais...
qua, 31 de outubro de 2018

MP pode propor ação civil para anular ato administrativo irregular, diz STF

Por Gabriela Coelho O Ministério Público tem legitimidade para ajuizamento de ação civil pública que visa anular ato administrativo de aposentadoria […]
Ler mais...
qui, 30 de abril de 2015

Líder do PT defende Assembleia Constituinte exclusiva sobre reforma política

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC) defendeu, nesta terça-feira (28), a convocação de uma Assembleia Constituinte […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram