Notícias

TRE-RJ recolhe material de campanha em festival pró-Lula

segunda-feira, 30 de julho de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Neste sábado (28), uma blitz realizada no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) apreendeu em um ato articulado pelo Partido dos Trabalhadores(PT) banners, adesivos, panfletos e bandeiras que sinalizavam produto de campanha em benefício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva [VIDEO].

O movimento que atraiu diversas pessoas, dentre elas, curiosos e fãs de artistas que marcaram presença em reivindicação pela liberdade do ex-presidente antes das Eleições, contou com a presença do órgão fiscalizador para impedir a propaganda eleitoral antecipada, uma vez que, o líder petista até momento, vem sendo considerado pré-candidato a Presidência da República.

O festival, intitulado como "Lula-livre" foi organizado pelo PT em apoio a Lula que se encontra cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, no Paraná desde o dia 7 de abril do ano corrente. O petista foi condenado pelo juiz Sérgio Moro [VIDEO](responsável pela Lava Jato que investiga crimes de corrupção vinculados ao Governo Federal) a pena de 9 anos e seis meses de reclusão em regime fechado pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Insatisfeitos com a condenação de Moro, os defensores legais de Lula acionaram o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre-RS por meio de manifestação recursal para impedirem o cumprimento da sentença. Em julgamento fundamentado pela 8ª Turma do órgão, os desembargadores decidiram pela ratificação do objeto sentencial e o aumento de pena para dose anos e seis meses de prisão.

Em uma das filmagens postadas na internet, sinalizou o deputado federal, Paulo Teixeira (PT-SP) comentando que a proibição do TRE-RJ ao inibir o material utilizado pelos manifestantes, sugere o reconhecimento legal de que Lula se tornará um candidato capaz de concorrer à Presidência da República [VIDEO].

Até o momento, Lula não foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), portanto, não há como definir a situação atual do ex-presidente, uma vez que, poderá ser impedido da disputa em função da Lei da Ficha Limpa, que não concede o registro eleitoral à condenados em segunda instância. O TER-RJ não quis comentar sobre as apreensões.

Acesse o conteúdo completo em br.blastingnews.com/

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 17 de julho de 2018

STJ: Pena restritiva de direitos não pode ser executada após sentença de 2º grau

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, suspendeu decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina […]
Ler mais...
qui, 04 de maio de 2017

TSE divulga número parcial de eleitores com títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições

Termina nesta terça-feira (2) o prazo para o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas […]
Ler mais...
sex, 26 de novembro de 2021

Por Danilo Vital: Redes sociais sem sede no Brasil viram brecha indesejável para ações do TSE

Fonte: Conjur O amplo planejamento executado pelo Tribunal Superior Eleitoral para garantir a lisura do processo eleitoral de 2022 em […]
Ler mais...
qua, 29 de agosto de 2018

Eleições 2018: aplicativo Pardal permite a eleitor fiscalizar e denunciar infrações na campanha eleitoral

A versão 2018 do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, já está disponível […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram