Notícias

Lewandowski permite posse de prefeita e volta atrás um ano e meio depois

sexta-feira, 20 de julho de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Com o registro de candidatura indeferido em todas as instâncias da Justiça Eleitoral, a política Ana Grasiella Magalhães pôde tomar posse como prefeita de Iguaba Grande (RJ) graças a uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski em dezembro de 2016. Um ano e meio depois, porém, novamente por meio de uma decisão monocrática, o ministro mudou de visão e entendeu que Ana Grasiella estava inelegível.

Com isso, o presidente do Legislativo local assumiu o Executivo municipal e uma eleição suplementar será realizada para eleger o novo prefeito da cidade. A defesa de Grasiella apresentou agravo à última decisão e o caso deverá ser apreciado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no segundo semestre deste ano, mas o recurso não tem efeito suspensivo.

Na matéria, está em discussão se a eleição de Grasiella configurou terceiro mandato familiar, o que é proibido pela Constituição. Em 2008, o sogro dela foi eleito prefeito. Em 2012, seis meses antes do pleito, ele renunciou ao cargo para permitir que a parente disputasse a chefia do Executivo do município. Grasiella, então venceu a eleição e, em 2016, disputou novamente o pleito e foi reeleita com 70%, mesmo com o registro de candidatura sub judice.

Após ter o registro indeferido pelo juiz de primeira instância, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata recorreu ao STF e teve uma liminar concedida por Lewandowski. Na decisão, o ministro entendeu que os dois requisitos necessários para uma liminar, “a fumaça do bom direito e a iminência de seu perecimento”, estavam presentes.

Em um juízo preliminar, Lewandowski disse que não entendeu que o caso se encaixava na hipótese prevista na Constituição que proíbe terceiro mandato familiar. “Digo isso porque, conforme narrado na inicial, o sogro da requerente renunciou 6 meses antes do término de seu mandato 2009-2012, por estar acometido por um câncer, falecendo 15 dias antes do dia da votação das Eleições 2012”, relatou.

Além disso, o vice-prefeito que assumiu o cargo na época disputou a eleição contra Grasiella, sublinhou o ministro na decisão de 2016.

Um ano e meio depois, no entanto, Lewandowski mudou de posição. O ministro iniciou o despacho defendendo que a matéria preenche os requisitos da repercussão geral, “pois trata da aplicação de inelegibilidade reflexa referente à vedação do terceiro mandato eletivo do mesmo grupo familiar na chefia do Executivo, não prevista expressamente no texto constitucional, mas fruto de construção jurisprudencial do TSE e confirmada no STF”.

No mérito, destacou que ficou caracterizada a ilegalidade: “Diante da ausência de ruptura dos laços familiares entre o primeiro membro eleito e o seu sucessor, entendo incidir, na espécie, a causa de inelegibilidade pela vedação do exercício de terceiro mandato na chefia do Poder Executivo pelo mesmo grupo família”.

A segunda decisão de Lewandowski foi dada em 30 de maio deste ano. Até agora, no entanto, não foi convocada a eleição suplementar para a prefeitura.

Questionado sobre o motivo de o pleito não ter sido realizado ainda, o TRE-RJ afirmou que analisa “a data mais adequada para as novas eleições, tendo em conta a necessidade de autorização do TSE para a designação de pleitos suplementares no semestre em que realizadas eleições ordinárias, e em função de outras questões de ordem técnica que também devem ser analisadas, como o quantitativo de urnas eletrônicas”.

Acesse o conteúdo completo em www.jota.info

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 14 de março de 2014

Justiça Eleitoral proíbe propaganda de Skaf na TV

A Justiça Eleitoral proibiu nesta segunda-feira o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (PMDB), pré-candidato […]
Ler mais...
sex, 28 de março de 2014

Ex-prefeito é multado por aumento de salário em ano eleitoral

A concessão de reposição salarial ao magistério acima da inflação em período eleitoral levou à desaprovação das contas de 2012 […]
Ler mais...
sex, 19 de agosto de 2016

Juízes eleitorais têm até hoje (19) para definir ordem de veiculação no horário eleitoral gratuito

Começa no dia 26 de agosto, o período do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão com foco nas […]
Ler mais...
qui, 09 de fevereiro de 2017

TSE julga improcedente representação contra Lula e o PT em 2010

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, na sessão plenária desta quinta-feira (9), uma representação do Ministério […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram