#GRAnaMídia

TSE determina recontagem de votos de 2022; sete deputados devem ser diplomados

quinta-feira, 05 de junho de 2025
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Jornal Opção

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, em decisão proferida na última segunda-feira, 2, que os tribunais regionais eleitorais promovam a retotalização dos votos para cargos proporcionais das eleições de 2022, no âmbito da ação que altera as regras das chamadas sobras eleitorais. Com isso, ao menos quatro entes da Federação devem ser impactados, e sete novos deputados federais diplomados.

A determinação do TSE vem em resposta ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a inconstitucionalidade da exigência de votação mínima de 80% do quociente eleitoral para partidos ou federações participarem da segunda etapa de distribuição das sobras nas eleições proporcionais.

No mês passado, o ministro do STF, Flávio Dino, já havia determinado a notificação do TSE para adotar as providências relacionadas à distribuição das sobras.

Leia também: Já inelegível, Bolsonaro tem mais uma derrota no TSE

Com a recontagem, sete parlamentares deverão ser substituídos. São eles: Sílvia Waiãpi (AP), Gilvan Máximo (DF), Lebrão (RO), Augusto Pupio (AP), Professora Goreth (AP), Sonize Barbosa (AP) e Lázaro Botelho (TO).

No lugares deles, serão diplomados: Rodrigo Rollemberg (DF), Aline Gurgel (AP), Professora Marcivania (AP), André Abdon (AP), Paulo Lemos (AP), Rafael Fera (RO) e Tiago Dimas (TO).

Os tribunais eleitorais terão o prazo de cinco dias para fazer a recontagem de votos para, em seguida, fazer a diplomação dos novos deputados.

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 27 de agosto de 2024

Justiça Eleitoral de Cristalina suspende divulgação de pesquisa devido à “aparente irregularidade”

De acordo com a decisão, a divulgação do levantamento tem potencial de prejudicar a igualdade de condições entre os postulantes […]
Ler mais...
ter, 10 de setembro de 2024

Região do Entorno soma 107 denúncias de propaganda eleitoral irregular

Os municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME) somam, do início da campanha até o dia 4 de setembro, 107 […]
Ler mais...
seg, 14 de novembro de 2022

GRA atua em ação que discute os critérios de distribuição das sobras eleitorais que tramita no STF

O escritório Gabriela Rollemberg Advocacia (GRA) representa os interesses do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Ação Direta […]
Ler mais...
ter, 10 de outubro de 2023

STF forma maioria para manter o prefeito de Cachoeira dos Índios, Allan Seixas, no cargo

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou julgamento, por meio de sessão virtual, do Agravo Interno protocolado pela coligação “Cachoeira Pode […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram