Notícias

PP e deputada Iracema Portella são multados por propaganda eleitoral antecipada

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto; Arquivo TRE-PI

Foto; Arquivo TRE-PI

O Juiz Auxiliar da Propaganda Eleitoral Antônio Lopes de Oliveira julgou procedente Representação do Ministério Público Eleitoral e condenou o Partido Progressista (PP) e a deputada federal Iracema Portella ao pagamento de multa no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), cada um, por propaganda eleitoral antecipada.

O magistrado considerou propaganda eleitoral antecipada as seguintes falas da deputada federal Iracema Portella, veiculadas nas inserções partidárias destinadas ao Diretório Nacional do Partido Progressista:

1° - Eu estou em Brasília pelo Piauí, por você. Integro a Frente Parlamentar da Primeira Infância e busco melhorar as políticas públicas para crianças de zero a seis anos. Nossas crianças precisam de uma vida digna, saúde de qualidade, boas creches e escolas. Só assim construiremos um futuro melhor. Isso faz parte do meu trabalho.

2º - Eu estou em Brasília pelo Piauí, por você. Tenho me dedicado a combater o uso das drogas, que tanto mal vem causando aos nossos jovens. Entre os 20 projetos de lei que apresentei no Congresso, um obriga a divulgação de mensagens de prevenção contra as drogas nos sites de órgãos federais.Temos que afastar nossa juventude desse perigo. Isso faz parte do meu trabalho.

3º - Eu estou em Brasília pelo Piauí, por você. No Congresso, apresentei um projeto de Lei que amplia o “Minha Casa Minha Vida”. Em caso de separação, um dos beneficiários poderá comprar a parte do outro no imóvel. Essa sugestão foi enviada por e-mail, pela Elisângela Maria, morador de Teresina e eu acatei. Isso faz parte do meu trabalho.

4º - Eu estou em Brasília pelo Piauí, por você. A construção do viaduto Raimundo Veras, na Higino Cunha, em Teresina, é resultado do meu trabalho com o senador Ciro Nogueira. Juntos lutamos por um plano de mobilidade urbana moderno e que atenda às necessidades de locomoção rápida e segura dos piauienses. É assim que exercemos nosso mandato.

A deputada Iracema Portella não apresentou defesa, embora regularmente citada. Já o PP, na sua defesa, suscitou preliminar de incompetência do TRE-PI para analisar propaganda partidária de caráter nacional, mas o juiz auxiliar da propaganda entendeu que a competência seria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se a Representação cumulasse os pedidos de desvirtuamento de propaganda partidária com propaganda antecipada.

A Justiça Eleitoral considera propaganda eleitoral extemporânea ou antecipada aquela realizada antes do dia 06 de julho do ano das eleições, e propaganda subliminar como aquela que é imperceptível ao indivíduo e exerce sobre ele intensa ação psicológica com o objetivo de levá-lo a adotar determinado padrão de comportamento, conforme jurisprudência do TSE.

Para o Juiz Auxiliar da propaganda Eleitoral Antônio Lopes de Oliveira, no caso, “restou evidente que a propaganda eleitoral teve sua finalidade desvirtuada, na medida em que o Partido Progressista utilizou-se das inserções partidárias nacionais para promover a candidatura de Iracema Portella, levando ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, sua futura candidatura, ações políticas e razões que levem a inferir ser ela a candidata mais apta para a função pública. Além disso, a deputada representada é notória pré-candidata, condição que resulta evidente da simples leitura das notícias veiculadas nas propagandas impugnadas”, finalizou.

Para fixar o valor da multa, o magistrado considerou o fato da propaganda antecipada ter sido veiculada em emissoras de televisão (TV Cidade Verde e TV Clube), em espaço reservado ao partido político, objetivando angariar votos e favorecer a pretensa candidatura da deputada. O juiz lembrou também que a deputada Iracema Portella já foi condenada, em decisão sua confirmada pelo TRE-PI, por propaganda eleitoral antecipada.

 

Acesso em 20/02/2014

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
www.tre-pi.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 08 de agosto de 2013

TRE-PI cassa diploma de vereadora de Brasileira

Na sessão de julgamento dessa segunda-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou o diploma de Cândida Menezes do Amaral Aguiar, eleita vereadora no município de Brasileira-PI, […]
Ler mais...
sex, 08 de fevereiro de 2019

PRTB questiona no STF validade da emenda instituindo a cláusula de barreira

Por Gabriela Coelho O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), apresentou, nesta sexta-feira (1º/2), ao Supremo Tribunal Federal, ação direta de inconstitucionalidade […]
Ler mais...
ter, 16 de abril de 2019

Projeto 3º Turno

Apresentação A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG convida para mais uma edição do projeto 3º Turno – Temas Eleitorais em Foco. O 3º Turno tem a proposta […]
Ler mais...
qua, 31 de julho de 2013

Ciclo de Debates 2013 – Direito Eleitoral e a Reforma Política

A Escola Judiciária Eleitoral Juiz Irineu João da Silva (EJESC), que faz parte da estrutura do Tribunal Regional Eleitoral de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram