Notícias

PP e deputada Iracema Portella são multados por propaganda eleitoral antecipada

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto; Arquivo TRE-PI

Foto; Arquivo TRE-PI

O Juiz Auxiliar da Propaganda Eleitoral Antônio Lopes de Oliveira julgou procedente Representação do Ministério Público Eleitoral e condenou o Partido Progressista (PP) e a deputada federal Iracema Portella ao pagamento de multa no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), cada um, por propaganda eleitoral antecipada.

O magistrado considerou propaganda eleitoral antecipada as seguintes falas da deputada federal Iracema Portella, veiculadas nas inserções partidárias destinadas ao Diretório Nacional do Partido Progressista:

1° - Eu estou em Brasília pelo Piauí, por você. Integro a Frente Parlamentar da Primeira Infância e busco melhorar as políticas públicas para crianças de zero a seis anos. Nossas crianças precisam de uma vida digna, saúde de qualidade, boas creches e escolas. Só assim construiremos um futuro melhor. Isso faz parte do meu trabalho.

2º - Eu estou em Brasília pelo Piauí, por você. Tenho me dedicado a combater o uso das drogas, que tanto mal vem causando aos nossos jovens. Entre os 20 projetos de lei que apresentei no Congresso, um obriga a divulgação de mensagens de prevenção contra as drogas nos sites de órgãos federais.Temos que afastar nossa juventude desse perigo. Isso faz parte do meu trabalho.

3º - Eu estou em Brasília pelo Piauí, por você. No Congresso, apresentei um projeto de Lei que amplia o “Minha Casa Minha Vida”. Em caso de separação, um dos beneficiários poderá comprar a parte do outro no imóvel. Essa sugestão foi enviada por e-mail, pela Elisângela Maria, morador de Teresina e eu acatei. Isso faz parte do meu trabalho.

4º - Eu estou em Brasília pelo Piauí, por você. A construção do viaduto Raimundo Veras, na Higino Cunha, em Teresina, é resultado do meu trabalho com o senador Ciro Nogueira. Juntos lutamos por um plano de mobilidade urbana moderno e que atenda às necessidades de locomoção rápida e segura dos piauienses. É assim que exercemos nosso mandato.

A deputada Iracema Portella não apresentou defesa, embora regularmente citada. Já o PP, na sua defesa, suscitou preliminar de incompetência do TRE-PI para analisar propaganda partidária de caráter nacional, mas o juiz auxiliar da propaganda entendeu que a competência seria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se a Representação cumulasse os pedidos de desvirtuamento de propaganda partidária com propaganda antecipada.

A Justiça Eleitoral considera propaganda eleitoral extemporânea ou antecipada aquela realizada antes do dia 06 de julho do ano das eleições, e propaganda subliminar como aquela que é imperceptível ao indivíduo e exerce sobre ele intensa ação psicológica com o objetivo de levá-lo a adotar determinado padrão de comportamento, conforme jurisprudência do TSE.

Para o Juiz Auxiliar da propaganda Eleitoral Antônio Lopes de Oliveira, no caso, “restou evidente que a propaganda eleitoral teve sua finalidade desvirtuada, na medida em que o Partido Progressista utilizou-se das inserções partidárias nacionais para promover a candidatura de Iracema Portella, levando ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, sua futura candidatura, ações políticas e razões que levem a inferir ser ela a candidata mais apta para a função pública. Além disso, a deputada representada é notória pré-candidata, condição que resulta evidente da simples leitura das notícias veiculadas nas propagandas impugnadas”, finalizou.

Para fixar o valor da multa, o magistrado considerou o fato da propaganda antecipada ter sido veiculada em emissoras de televisão (TV Cidade Verde e TV Clube), em espaço reservado ao partido político, objetivando angariar votos e favorecer a pretensa candidatura da deputada. O juiz lembrou também que a deputada Iracema Portella já foi condenada, em decisão sua confirmada pelo TRE-PI, por propaganda eleitoral antecipada.

 

Acesso em 20/02/2014

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
www.tre-pi.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 01 de agosto de 2017

Abuso de poder religioso entra na mira da Justiça Eleitoral

Pastores que indicam candidatos políticos aos seus fiéis podem ser acusados de “abuso de poder religioso”, um termo cada vez […]
Ler mais...
qui, 07 de fevereiro de 2013

Criciúma é a única cidade do país a ter horário eleitoral gratuito

17 cidades brasileiras, sendo quatro de SC, terão novas eleições em março. Criciúma é a única das 17 que tem […]
Ler mais...
qua, 23 de setembro de 2015

Proibição do STF para financiamento privado acelera PEC da Reforma Política, diz Cunha

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quinta-feira (17) […]
Ler mais...
sex, 15 de novembro de 2013

Pleno do TRE condena prefeito de Nova Lacerda a multa de 5 mil UFIRs

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso condenou o prefeito do município de Nova Lacerda, Valmir Luis Moretto, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram