Notícias

Senado retoma discussão da Reforma Política

segunda-feira, 03 de agosto de 2015
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Plenário do Senado deve voltar a discutir projetos da reforma política nesta terça-feira (4). Os senadores encerraram o semestre aprovando sete propostas sobre o tema, mas outras seis — de um total de 13 em análise — tiveram sua discussão adiada por falta de acordo e entraram na pauta desta semana. Isso aconteceu para que as propostas, que tramitam em regime de urgência, sejam comparadas com o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados (PLC 75/2015) para mudar as regras eleitorais e partidárias. A proposição chegou recentemente ao Senado.

O primeiro item na pauta desta terça-feira é o PLS 440/2015, que distribui o tempo semestral de propaganda partidária em cadeia de rádio e TV de acordo com o tamanho da bancada do partido na Câmara dos Deputados. Logo em seguida, os senadores podem analisar o PLS 442/2015, que prevê novas eleições se o eleito em cargo majoritário (prefeito, governador, senador e presidente) for cassado ou perder o mandato por qualquer outro motivo, independentemente do número de votos anulados.

Também deve ser discutido o PLS 474/2015, que confere efeito suspensivo aos recursos contra sentença de juiz eleitoral que casse o diploma de prefeito, vice-prefeito e vereador e o PLS 464/2015, que altera o calendário das eleições. A proposta adia a escolha e o registro de candidatos, retarda o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, reduz o tempo diário de propaganda e diminui o período de campanha. O projeto ainda limita gastos de campanha com pessoal e restringe o conteúdo das propagandas a imagens apenas dos próprios candidatos.

As outras duas propostas de reforma política na pauta desta semana são o PLS 481/2015, que determina que o tempo de propaganda eleitoral de rádio e TV para candidatos a cargos do Executivo será igual ao tempo a quem têm direito os partidos dos candidatos, e o PLS 482/2015, que regulamenta a contratação de pessoas pelos partidos políticos e pelas campanhas eleitorais.

IPTU e plano de carreira para o MPU

Outros dois projetos polêmicos constam da pauta do Plenário desta terça- feira: o PLC 41/2015, que estabelece o plano de carreira dos servidores do Ministério Público da União (MPU) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com alteração na estrutura dos cargos e aumento de salários, e o PLS 277/2014, que torna obrigatória a atualização contínua da base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

O PLS 277 altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) para obrigar as prefeituras a fazer a revisão e a atualização monetária do IPTU. A proposta tem o apoio da Comissão Especial para o Aprimoramento do Pacto Federativo e atende a um pedido da Frente Nacional de Prefeitos e da Confederação Nacional dos Municípios.

As duas entidades alegam que o IPTU é cobrado muitas vezes sobre um valor bem abaixo do que o imóvel realmente vale e os prefeitos não fazem a atualização porque não querem ser lembrados por terem aumentado o tributo.

O projeto do ex-senador Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) busca resolver esse problema ao incluir a obrigação de atualizar a base de cálculo do IPTU na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Acesso em: 03/08/2015
Leia notícia completa em:
Senado Federal
www12.senado.gov.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 29 de agosto de 2013

Plenário do TSE mantém distribuição de registro da Rede à ministra Laurita Vaz

O pedido de registro de partido político apresentado pela Rede Sustentabilidade continuará sob a relatoria da ministra Laurita Vaz, que […]
Ler mais...
qui, 22 de maio de 2014

TRE-CE afasta do cargo prefeito de Ibicuitinga

A Corte do TRE-CE, na sessão desta segunda-feira, 19 de maio, presidida pela desembargadora Iracema do Vale, deu provimento, por […]
Ler mais...
sex, 12 de novembro de 2021

TSE vai além dos documentos para romper laços de família em linha sucessória

Fonte: Conjur Uma nova orientação para reconhecimento da inelegibilidade conexa por parentesco, prevista no artigo 14, parágrafo 7º da Constituição […]
Ler mais...
qua, 10 de julho de 2013

Procuradoria denuncia partidos por propaganda eleitoral irregular no Espírito Santo

Nove partidos políticos vão responder no Tribunal Regional Eleitoral por utilização indevida das inserções gratuitas na televisão no primeiro semestre […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram