Notícias

Ministra Rosa Weber é eleita presidente do TSE; Barroso será o vice

terça-feira, 26 de junho de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, foi eleita nesta terça-feira (19/6) para comandar o Tribunal Superior Eleitoral pelos próximos dois anos. Foram 6 votos a um.

Atualmente, o ministro Luiz Fux está à frente da corte, em mandato que acaba em 14 de agosto, quando Rosa Weber assumirá a presidência até 2020. Na mesma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso foi eleito para o cargo de vice-presidente.

Fonte: Assessoria de Comunicação TSE

“Eu sei da enorme responsabilidade que me aguarda neste ano de 2018, em que o país se encontra em meio a uma disputa tão acirrada, com tantas divisões”, disse a ministra que presidirá o TSE durante as eleições deste ano.

Rosa Weber disse que “juízes, juízas, servidores, servidoras, cada um, isoladamente, no âmbito das suas atribuições, deve atuar de modo que a instituição possa cumprir seu relevantíssimo papel, que é o de fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia em nosso país”.

A ministra também afirmou ser um “alento” o suporte de Barroso como vice durante a nova gestão, “inclusive na preparação das eleições de 2018”.

Perfil
Ministra do STF desde 2011, Rosa Weber é natural de Porto Alegre (RS). Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1971.

Foi juíza do trabalho de 1981 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) durante 15 anos, tendo-o presidido no biênio 2001-2003. Também exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho de fevereiro de 2006 a 2011.

Em junho de 2012, ingressou no TSE como ministra substituta, época em que o tribunal era comandado pela atual presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Foi empossada ministra efetiva em maio de 2016. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 21 de julho de 2015

Senadores aprovam regulamentação de propaganda antecipada de candidaturas

A Lei 9.504/1997 que estabelece as normas para as eleições determina que a propaganda eleitoral só pode acontecer após o dia 5 […]
Ler mais...
sex, 07 de junho de 2013

Supremo adia para semana que vem julgamento de projeto que limita criação de novos partidos

  Representantes da Procuradoria-Geral da República têm entendimentos diferentes sobre o tema   O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) […]
Ler mais...
qui, 28 de maio de 2020

Rede social pagará indenização por divulgação não autorizada de fotos íntimas, mesmo sem exposição do rosto

Fonte: STJ A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou um provedor de aplicações de internet a pagar […]
Ler mais...
sex, 21 de julho de 2017

Trabalhador que desmentiu fatos narrados na inicial é condenado por má-fé

Trabalhador que relatou diversos fatos na petição inicial mas acabou desmentindo em depoimento ao juiz foi condenado por má-fé. Decisão […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram