Notícias

Decisão do TRE/AL torna coronel Goulart inelegível por 8 anos

sexta-feira, 18 de março de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Adroaldo Freitas Goulart Filho, o coronel Goulart (PEN), candidato ao governo de Alagoas nas eleições de 2014, está inelegível por oito anos.

A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL).

Segundo a decisão, durante a campanha eleitoral, o então candidato teria usado todo o espaço destinado a ele para atacar o deputado federal Benedito de Lira (PP), que também concorria ao governo.

Na decisão, o TRE acolheu o entendimento do Ministério Público Eleitoral (MPE-AL), em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Goulart foi condenado com maioria de votos.

De acordo com o TRE, o coronel Goulart, que não foi eleito para o cargo que disputou, teria utilizado o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, entre 19 de agosto e 2 de outubro, e as participações em debates para atacar o concorrente, o que, segundo a Corte Eleitoral do estado, configuraria uma possível candidatura “laranja”.

“O horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio é uma importante ferramenta para a democracia representativa. Constitui um recurso obrigatório garantido pela lei brasileira para que todos os candidatos possam ser vistos e ouvidos pelos eleitores. É, ainda hoje, um dos principais meios do eleitor conhecer os candidatos aos cargos eletivos em disputa”, afirma o procurador Regional Eleitoral, Marcial Duarte Coêlho.

Ainda segundo o procurador, o desvirtuamento do propósito da campanha eleitoral com o único propósito de construir uma campanha ofensiva contra um único candidato configura abuso dos meios de comunicação social, de acordo com o artigo 22 da Lei Complementar 64/90.

Acesso em: 18/03/2016
Leia notícia completa em:
G1
www.g1.globo.com

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 13 de maio de 2021

Facebook reativará conta no Instagram com mais de 200 mil seguidores

Fonte: Migalhas A juíza de Direito Camila Rodrigues Borges de Azevedo, da 19ª vara Cível de São Paulo, deu prazo […]
Ler mais...
seg, 10 de setembro de 2018

Barroso proíbe PT de fazer campanha com Lula sob pena de suspender propagandas

Por Mariana Oliveira O ministro Luís Roberto Barroso, relator do pedido de registro de candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral, […]
Ler mais...
seg, 03 de agosto de 2015

Vargem terá nova eleição para prefeito e vice em setembro

Após a cassação dos mandatos do prefeito e do vice em Vargem (SP), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) […]
Ler mais...
sex, 11 de novembro de 2022

STF recebe outra ação contra mudança nos critérios de distribuição das sobras eleitorais

Fonte: STF O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Podemos pedem ao Supremo Tribunal Federal (STF) a concessão de medida […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram