Notícias

TRE/AP julga improcedente impugnações dos mandatos da deputada Mira Rocha e deputado Marcos Reategui

segunda-feira, 07 de dezembro de 2015
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Por maioria, em sessão realizada nesta quarta-feira (2), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) julgou improcedente as ações de impugnação de mandato contra a deputada estadual Mira Rocha (PTB) e o deputado federal Marcos Reategui (PSC). A decisão foi tomada por cinco votos a um, vencida a relatora do caso, Desembargadora Stella Ramos. Os parlamentares eram acusados de supostos ilícitos nas Eleições 2014.
Conforme as ações nº 1032.2015.6.03.0000, interposto pelo impugnante Haroldo Abdon contra a deputada estadual e nº 2250-28.2014.6.03.0000, movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em desfavor do deputado federal, ambos teriam cometido abuso de poder econômico durante as Eleições 2014.

De acordo com o relatório, nos meses que antecederam as Eleições Gerais de 2014 os denunciados supostamente prometeram vantagens a seis eleitores para que votassem em Mira Rocha ao Parlamento Estadual e em Marcos José Reategui Souza, então candidato eleito a deputado federal.

Na Sessão do dia 27 de novembro de 2015, após análise de provas e oitiva das testemunhas, a relatora votou pela improcedência da ação contra o deputado marcos Reategui, pela falta de provas contra o mesmo e pela impugnação do mandato da deputada Mira Rocha. O juiz Jucélio Neto pediu vistas do processo.

Na Sessão de hoje, o juiz Jucélio Neto votou pela improcedência das ações, por entender que as provas não foram suficientes para impugnar os mandatos eletivos conquistados no voto popular. Os demais membros da Corte acompanharam a divergência.

Participaram da Sessão os juízes Carlos Tork (Presidente), Stella Ramos (Vice-Presidente/Corregedora), Jucélio Neto, Marconi Pimenta, Décio Rufino, Vicente Gomes e Fábio Garcia. Também presente o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Thiago Cunha.

Acesso em: 07/12/15
Leia notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.
www.tre-ap.jus.br

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 19 de setembro de 2016

TSE julga prefeito acusado de usar doação de terreno a igreja para se eleger

O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu o julgamento do recurso de dois políticos acusados de usar terrenos doados a uma igreja […]
Ler mais...
sex, 05 de fevereiro de 2021

Por Danilo Vidal:Usar adversário como palavra-chave em buscas não fere lei eleitoral, reafirma TSE

Fonte: Conjur O uso do nome de candidato adversário como palavra-chave para impulsionar priorização paga de conteúdo, por si só, […]
Ler mais...
dom, 13 de outubro de 2013

Senado aprova restrições a novos partidos

Após quase seis meses de espera, o Senado aprovou nesta terça-feira (8) o projeto que dificulta o acesso de novos […]
Ler mais...
seg, 02 de abril de 2018

O uso da vaquinha virtual e a proibição de bitcoins no financiamento das eleições

Por Felipe Navas Próspero Uma das inovações trazidas pela última reforma eleitoral foi a possibilidade de utilização do crowdfunding, mais conhecido como […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram