Notícias

TRE-PI corta tempo do PMDB na TV por desvirtuar propaganda partidária

quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto:ASCOM/TRE-PI

Foto:ASCOM/TRE-PI

Na sessão desta terça-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgou procedente representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), por desvirtuamento de sua propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão. O tribunal cassou 2m30s do tempo de propaganda do PMDB na TV, no primeiro semestre de 2014.

Na representação, o MPE pediu e foi concedida liminar para a suspensão da veiculação da propaganda partidária gratuita do PMDB nas emissoras de rádio e televisão, por conter informação falsa e defender interesses pessoais do deputado federal Marllos Rossano Ribeiro Gonçalves de Sampaio, em detrimento da agremiação partidária.

Segundo o MPE, em inserções veiculadas em 13 de agosto de 2013, nas TVs Cidade Verde e Clube, o deputado federal Marllos Sampaio aparece fazendo alusão falsa à criação pelo PMDB da delegacia especializada na proteção do idoso, além de utilizar-se da propaganda partidária para sua promoção pessoal. A delegacia do idoso foi criada pela Lei Complementar nº 51/2005, durante o governo de Wellington Dias, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

O trecho de propaganda impugnado tem 30 segundos de duração, onde aparece imagens de idosos alternadas com as do deputado Marllos Sampaio, ao tempo em que ele profere a mensagem com o seguinte teor: “O Piauí está dando exemplo para todo Brasil. Desde que criamos a primeira delegacia de segurança e proteção à terceira idade, nossos idosos estão tendo mais atenção, cuidado e respeito. Como Deputado Federal, sempre tive como prioridade a defesa dessa causa. Já melhoramos muito, mas essa luta não para até conseguirmos conquistar dignidade plena para todos os idosos do Piauí. É por isso que sou deputado federal pelo PMDB”.

Em sua defesa, o PMDB afirmou que o deputado não praticou qualquer ato de desvirtuamento de propaganda partidária, ressaltando que a participação deste partido nos principais cargos da administração do Partido dos Trabalhadores (PT) fez impingir suas ideologias, programas e metas, a exemplo do que ocorreu com a criação da delegacia do idoso.

Para o relator, juiz Agrimar Rodrigues de Araújo, “a mensagem impugnada revela que o deputado Marllos Sampaio, além de promover-se pessoalmente como “deputado dos idosos”, praticou verdadeira propaganda eleitoral de caráter subliminar, em desvirtuamento da propaganda partidária”, com o “nítido intento de obter vantagens eleitorais em espaço midiático destinado à propaganda partidária”.

Ao ressaltar que propaganda partidária deve limitar-se ao propósito de difundir o programa do partido, o tribunal considerou que o PMBD, ao veicular informações inverídicas acerca de suas realizações e permitir a prática de propaganda eleitoral de filiado pré-candidato, ainda que de maneira dissimulada, incorreu em desvirtuamento de sua propaganda partidária, sujeitando-se à sanção prevista no art. 45, § 2º, II, da Lei nº 9.096/95. O TRE-PI decidiu à unanimidade, nos termos do voto do relator, confirmando a liminar anteriormente concedida.

 

Acesso em 12/09/2013

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 16 de abril de 2018

OAB SP redige anteprojeto sobre transparência dos partidos políticos

Um rol de Comissões temáticas da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil elaborou anteprojeto de lei com […]
Ler mais...
seg, 04 de fevereiro de 2019

Repetitivos e outros casos de destaque na pauta do primeiro semestre de 2019

Nove recursos repetitivos cujo julgamento já foi iniciado deverão voltar à pauta do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no primeiro […]
Ler mais...
seg, 03 de setembro de 2018

Propaganda do PT afronta decisão que proibiu Lula candidato, diz TSE

Por Gabriela Coelho O Partido dos Trabalhadores deve suspender a veiculação de propaganda eleitoral que mostra o ex-presidente Lula como candidato. A […]
Ler mais...
qui, 21 de maio de 2015

Fundo Partidário não pode ser utilizado para pagar multas eleitorais

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmaram, por unanimidade, na sessão administrativa desta quinta-feira (21), que recursos do Fundo […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram