Notícias

Cláusula que estabelece turnos de 12h em dias consecutivos é nula, define TST

sexta-feira, 01 de junho de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

É inválida norma coletiva que estabelece turnos ininterruptos de revezamento de 12h por 15 dias (jornada 15x15) no trabalho de mineração. Com esse entendimento, o Tribunal Superior do Trabalho condenou uma mineradora a pagar horas extras a um supervisor de minas, a partir da sexta hora diária e da 36ª semanal.

A decisão segue a jurisprudência do TST que considera integralmente inválida a cláusula coletiva que permita o elastecimento da jornada em turnos ininterruptos de 12 horas.

A relatora, ministra Maria de Assis Calsing, afirmou que o artigo 7º, inciso XIV, da Constituição garante aos trabalhadores em turnos ininterruptos de revezamento o direito à jornada de seis horas diárias.

“É totalmente desprovida de validade a cláusula coletiva que, a um só tempo, ignora os limites constitucionais da jornada de trabalho; não permite o descanso adequado do trabalhador entre as jornadas diárias; e suprime direitos mínimos dos trabalhadores, a exemplo do descanso semanal remunerado”, afirmou.

Para a relatora, o fato de o local de trabalho ser distante do local de residência dos empregados não pode ser utilizado como motivo para ignorar o texto constitucional. “Cabe aos atores da negociação coletiva estabelecer soluções que não impliquem redução dos parâmetros mínimos estabelecidos nas normas heterônomas”, destacou.

A ministra lembrou que a Súmula 423 pacificou o entendimento sobre a validade de instrumentos normativos que aumentam a jornada de trabalho dos empregados em turnos ininterruptos de revezamento, desde que não seja ultrapassada a jornada de oito horas de trabalho. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST. 

Processo RR-872-85.2016.5.08.0202

CONJUR

www.conjur.com.br

Acesso em 01/06/2018

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 20 de maio de 2021

Carlos Horbach toma posse como ministro titular do TSE

Fonte: TSE Tomou posse, nesta terça-feira (18), como ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o jurista Carlos Bastide Horbach. […]
Ler mais...
seg, 30 de julho de 2018

Facebook já responde ação por apagar páginas e perfis; liminar foi negada

Por Tadeu Rover A Justiça de São Paulo já recebeu ao menos um processo devido à remoçãode 196 páginas e 87 perfis do […]
Ler mais...
qua, 16 de maio de 2018

Tópicos avançados de direito processual eleitoral

"A vinda à baila do Novo Código de Processo Civil (Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015), com […]
Ler mais...
qui, 10 de fevereiro de 2022

Ministra Rosa Weber nega pedido da PGR sobre documentos da CPI da Pandemia

Fonte: STF A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido da Procuradoria-Geral da República de envio à […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram