Notícias

Prefeito e secretário de Irupi são afastados do cargo por crime eleitoral

quinta-feira, 08 de dezembro de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O prefeito reeleito de Irupi (Região do Caparaó), Carlos Herinque Storck (PSDB), e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Herivelto Rodrigues, foram afastados dos cargos. Decisão da Justiça Eleitoral dessa segunda-feira (5), com base em denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), impede os gestores, inclusive, de entrarem no prédio da prefeitura.

Prefeito e secretário foram denunciados em novembro passado pelo crime de compra de votos e associação criminosa durante o processo eleitoral deste ano. A Justiça determinou ainda a busca e apreensão pessoal e domiciliar dos aparelhos celulares usados pelos denunciados.
Segundo a denúncia do MPE, os candidatos ofereciam durante o período de campanha serviços particulares que eram realizados com maquinário na prefeitura ou do empresário Paulo Henes, como caminhão, retroescavadeira e pá carregadeira. Ainda segundo a denúncia, os eleitores beneficiados chegaram a receber recibos falsos para o caso de necessitarem confirmar o pagamento do serviço.

A Justiça determinou que todos os denunciados estão proibidos de manter contato com as testemunhas arroladas na denúncia. Isso porque, há notícias de que após tomarem conhecimento das investigações, os denunciados procuraram testemunhas com o intuito de intimidá-las.

No entanto, no momento em que os denunciados foram intimados sobre as demais decisões, também tiveram a informação de que seria realizada a busca e apreensão. “Diante disso e da possibilidade de provas terem sido apagadas, entendemos que não existe mais a necessidade da busca e apreensão”, explica o procurador regional eleitoral, Carlos Vinicius Cabeleira.

O MPE investiga fatos referentes à compra de apoio político; intimidação e perseguição de servidores; e contratação de temporários com fins eleitoreiros. Mas no entendimento do procurador, o material já apurado não é suficiente, por si só, para responsabilizar os citados. “É possível o esclarecimento dos fatos e obtenção de novos elementos através da realização de investigações”, afirma Cabeleira.

Storck disputou a eleição em Irupi contra Edmilson Meireles (PMDB) e venceu pela diferença de 149 votos. Como a apuração é referente à eleição de 2016, o prefeito corre o risco de perder o novo  mandato.

Acesso em 08/12/2016

Leia notícia completa em:
Século Diário
www.seculodiario.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 24 de setembro de 2013

Fim do voto obrigatório puxa mudanças no sistema político-eleitoral

  O fim do voto obrigatório para os eleitores com mais de 16 anos é uma das sete propostas de […]
Ler mais...
ter, 27 de setembro de 2022

Ministério Público apura fraudes em pesquisas eleitorais autofinanciadas

Fonte: Correio Brasiliense Recordista na supervisão de sondagens eleitorais nas duas últimas eleições, o estatístico Augusto da Silva Rocha voltou […]
Ler mais...
qui, 04 de março de 2021

EJE-PB em parceria com a EJE-BA promovem curso sobre LGPD e seus impactos no processo eleitoral

Fonte: TSE O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), através da Escola Judiciária do TRE-PB (EJE-PB), em parceria com a Escola Judiciária do […]
Ler mais...
qua, 21 de junho de 2017

Julgamento da chapa Dilma-Temer expõe fragilidade do TSE

Por Peter Panutto O Brasil acompanhou nos últimos dias o julgamento do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer feito pela então […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram