Notícias

TSE volta a articular aprovação de registro único de brasileiros

segunda-feira, 17 de outubro de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

DADOS INTEGRADOS

TSE volta a articular aprovação de registro único de brasileiros

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, retomou as conversas de seu antecessor para criar um número único de identificação do brasileiro. Em reunião nessa quinta-feira (13/10) com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ele discutiu a criação do Registro Civil Nacional (RCN), que busca integrar bancos de dados e dispensar a obrigatoriedade de vários documentos.

Segundo o TSE, o presidente da Câmara disse que a Casa deverá votar nos próximos dias a urgência do Projeto de Lei 1.775/15. Se isso ocorrer, a proposta pode ser votada já na primeira semana de novembro.

Idealizado pelo ministro Dias Toffoli, ex-presidente do TSE, o sistema identificaria cada brasileiro desde seu nascimento, cabendo à Justiça Eleitoral atribuir o número e expedir o documento. A iniciativa já despertou resistência em 26 tribunais de Justiça do país, conforme relatou a revista eletrônica Consultor Jurídico: presidentes dos TJs e corregedores entendem que a competência de registros públicos é da Justiça comum.

Em agosto, uma comissão especial da Câmara aprovou a criação do RCN, mas foi contrária ao uso do documento eleitoral como matriz. “A relação do cidadão com a Justiça Eleitoral é muito específica e restrita, não servindo como base para o Registro de Identidade Civil [...] O documento mais utilizado, com o qual o cidadão tem maior familiaridade, é o Cadastro de Pessoas Física – CPF, este sim apto a servir de referência como documento de identidade civil”, diz o parecer do relator, deputado Julio Lopes (PP-RJ).

Rodrigo Maia (à esquerda) se reuniu com o ministro Gilmar Mendes (à direita) na quinta
Divulgação/TSE

Gilmar Mendes disse que, se aprovada a medida, a Justiça Eleitoral vai intensificar os trabalhos de cadastramento biométrico em todo o país — hoje, um terço do eleitorado nacional entrou nesse sistema. O presidente do TSE evitou estipular um prazo final para a identificação biométrica de 100% dos eleitores, mas afirmou que a intenção é chegar a 2018 com números bem próximos disso.

Quando ainda comandava a corte, Toffoli disse que a criação do RCN aproveitaria os recursos injetados para o registro biométrico e cumpriria o que já havia sido previsto desde 1997 com a Lei 9.454, que instituiu o número único de Registro de Identidade Civil e nunca foi aplicada.

Reforma política
Gilmar Mendes e Rodrigo Maia também conversaram sobre reforma política. A Câmara instalará uma comissão especial para debater o tema na próxima semana.

“Mais importante do que tratar da redução do número de partidos, é tratar do sistema eleitoral. Quase metade dos brasileiros já não vem votando nas últimas eleições. Então esse sistema perdeu a legitimidade de representar a sociedade”, declarou o presidente da Câmara. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Categoria(s): 
,
Tag(s):
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 08 de julho de 2019

Investidor-anjo pode exigir prestação de contas de startup, diz TJ-SP

Fonte: Conjur Por Tábata Viapiana Investidor-anjo pode exigir prestação de contas para saber de que forma uma startup aplicou seu dinheiro. Assim entendeu, por […]
Ler mais...
qui, 07 de maio de 2020

Sem limites para apresentar documentos, prestação de contas é inócua, diz TSE

Fonte Conjur O estabelecimento prévio de momentos adequados para a prática de cada ato processual, limitando a possibilidade de a […]
Ler mais...
seg, 01 de abril de 2019

Aprovadas com ressalvas contas do Diretório Nacional do Partido Verde de 2013

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram com ressalvas, nesta quinta-feira (28), a prestação de contas do Diretório Nacional […]
Ler mais...
qua, 06 de setembro de 2017

STF recebe queixa-crime contra deputado por edição fraudulenta de frase de Jean Wyllys

A 1ª turma do STF decidiu nesta terça-feira, 5, pelo recebimento da queixa-crime do deputado Jean Wyllys contra o também […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram