Notícias

Com dois pré-candidatos, PMDB consegue na Justiça vitória sobre Mauro

segunda-feira, 25 de julho de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Prefeito tem que retirar reportagens auto promocionais de site institucional

Com dois pré-candidatos a prefeitura de Cuiabá, o PMDB não dará “vida fácil” ao prefeito Mauro Mendes (PSB). Mesmo antes de definir entre o deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) e o estadual Emanuel Pinheiro (PMDB), a legenda está atenta as movimentações do chefe do executivo e ingressando na Justiça Eleitoral contra eventuais irregularidades.

Nesta sexta-feira, o juiz da 55ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Gonçalo Antunes de Barros Neto, deferiu um pedido de liminar solicitado pelo partido, por meio do advogado Rodrigo Cyrineu, e determinou a retirada de reportagens que “favorecem” a candidatura de Mauro. O partido listou 9 matérias realizadas em período proibitivo que representam propaganda institucional do prefeito e pré-candidato a reeleição.

Na decisão, o magistrado destaca a necessidade de se proibir a propaganda indireta de gestores no exercício do mandato. Ele cita que a legislação eleitoral determina que a promoção pessoal do gestor é proibida no prazo de 90 dias antes do processo eleitoral.

O juiz apontou que os “abusos” foram constatados na representação do PMDB. “O periculum in mora encontra-se perfeitamente demonstrado, uma vez que a manutenção da propaganda atacada quebra o equilíbrio da disputa eleitoral, incidindo na vedação contida na lei de eleições”, diz trecho da decisão.

Gonçalo Antunes aponta a responsabilidade da Justiça em evitar o uso da máquina pública para beneficiar os candidatos que buscam a reeleição. Por conta disso, determinou a retirada das reportagens do site da prefeitura  de Cuiabá. Também recomendou a Secretaria de Comunicação evitar novas reportagens que representem a promoção pessoal do prefeito ou de outro pré-candidato.

PRÉ-CANDIDATOS

O PMDB deverá ser o principal opositor de Mauro Mendes nas eleições. O partido já havia definido que lançaria o deputado federal Valtenir Peireira para enfrentar o prefeito socialista. No entanto, nesta semana o nome de Emanuel Pinheiro ganhou força dentro e fora do partido.

Com apoio do PTB e PROS garantidos independente do candidato, o nome de Emanuel está atraindo outras legendas. Por exemplo, o vice-governador Carlos Fávaro teria garantido nesta sexta apoio do PSD ao parlamentar, podendo a legenda até indicar o candidato a vice.

Partidos menores, mas que possuem representação na Câmara também estariam propensos a apoiar o deputado estadual. São os casos do PSL, PRP e PTdoB, partidos que tem como vereadores Wilson Kero Kero, Lilo Pinheiro e Juca do Guaraná Filho, respectivamente.

Acesso em 25 de julho de 2016
Leia a notícia completa em:
Folha Max
www.folhamax.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 25 de julho de 2022

Honorários devem ser corrigidos a partir do ajuizamento da execução, decide TJ-SP

Fonte: Conjur Conforme diz o artigo 1º da Lei 6.899/1981, há a incidência de correção monetária sobre honorários advocatícios. Nas execuções de títulos de dívida […]
Ler mais...
qui, 24 de junho de 2021

STF inicia julgamento de lei sobre repasse de dados telefônicos para investigações de tráfico de pessoas

Fonte: STF O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início, na sessão desta quarta-feira (16), ao julgamento da Ação Direta de […]
Ler mais...
sex, 18 de março de 2016

Prazo para troca de partido sem perda de mandato termina dia 19

Um tema incluído nas novas regras de filiações partidárias está mexendo com a política e gerando dúvida em quem pretende […]
Ler mais...
seg, 13 de maio de 2019

Vereador cassado por fraude em cota pode aguardar no cargo até decisão do TSE

Fonte: Conjur - www.conjur.com.br Por Gabriela Coelho O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina autorizou mais um vereador de Sombrio cassado […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram