#GRAnaMídia

Mudança na Legislação Eleitoral restringe gastos e libera antecipação da campanha

segunda-feira, 16 de maio de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Nas eleições deste ano os candidatos dos 223 municípios paraibanos serão obrigados a prestar contas da campanha eleitoral de forma detalhada. Além disso, estão liberados para antecipar a propaganda eleitoral, sem pedido de votos. Essas foram algumas das questões abordadas no segundo dia do 1º Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste, que está discutindo as mudanças na legislação eleitoral e seus impactos no processo eleitoral.

De acordo com o advogado Harrison Targino,que foi um dos palestrantes do evento, abordando o tema os reflexos da minirreforma na propaganda eleitoral, uma das alterações foi a liberação da pré-campanha. Antes o que era considerada como propaganda irregular, passou a ser liberada, desde que o pretenso candidato não faça pedido de voto.

Outra mudança que causará impacto no processo, é a relacionada com as mudanças no financiamento de campanha, na limitação dos gastos e no rigor para prestações de contas. Esta temática também foi discutida na programação de ontem, no painel que contou como palestrantes o procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro; o vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, José Ricardo Porto; o vice-presidente da OAB-PB, Raoni Vita, e a doutora em direito constitucional, Vânia Aieta.

Pelas novas regras para limite de gastos, como foi destacado pelos especialistas no evento, o valor que poderá ser gasto pelos os candidatos a vereador de 90% dos municípios paraibanos será de apenas R$ 10 mil, por se tratar do limite para os municípios com até 20 mil pessoas. Já o limite de máximo para prefeito, das grandes cidades, será de R$ 100 mil.

Harrison Targino ressaltou, ainda, que outra exigência é que todos os candidatos prestem contas e abram contas bancárias, inclusive nos municípios que não possuem agência. “Antes desta alteração, candidatos de mais de 200 municípios paraibanos não tinham obrigatoriedade de prestar contas, faziam uma mera declaração de gastos. Agora serão obrigados a fazer tudo de forma detalhada, inclusive abrir conta bancária”, alertou o advogado.

O evento será encerrado hoje à noite, no Garden Hotel, em Campina Grande, pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio. Além de Luciana Lóssio, também vão proferir palestra neste último dia do evento os ministros Henrique Neves, Ademar Gonzaga e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.

Também haverá palestra com a advogada Gabriela Rollemberg, vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB e secretária-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Ela é autora do recém-lançado Manual do Candidato – Eleições 2016 e vai falar sobre a participação da mulher na política.

Gabriela também acredita que as eleições deste ano serão marcadas pela maior escassez de recursos de financiamento, por conta da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de vetar a contribuição de empresas. “Nós teremos a eleição mais desafiadora de todos os tempos, pois não teremos a participação de pessoa jurídica, e fazer uma campanha sem dinheiro, será uma nova realidade” comentou.

Acesso em: 16/05/2016
Leia notícia completa em:
Correio da Paraíba
correiodaparaiba.com.br

Categoria(s): 
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

dom, 25 de setembro de 2022

O que é uma eleição majoritária e para quais cargos ela vale

Fonte: OESTE Desde quando foi promulgada, no dia 5 de outubro de 1988, a Constituição Federal em vigor, também conhecida […]
Ler mais...
ter, 15 de março de 2022

Eleições 2022: Especialistas apontam que as novas regras eleitorais trazem mudanças significativas

Fonte: Brasilianista A sete meses das eleições, os partidos políticos se preparam para as novas regras eleitorais promulgadas pelo Congresso Nacional, […]
Ler mais...
qua, 04 de maio de 2016

Mulheres lutando por reconhecimento e espaço no universo jurídico

Por Ivy Farias* “Sem advogado não se faz justiça”. A frase estampada em adesivos distribuídos pela OAB/SP na década de […]
Ler mais...
seg, 15 de julho de 2013

Sistema eleitoral em debate no programa Academia

O quociente eleitoral é um sistema que permite que candidatos aos cargos de deputado ou vereador sejam eleitos mesmo tendo recebido menos votos […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram