Notícias

Vereadores de Nova Londrina/PR são condenados por corrupção eleitoral

segunda-feira, 22 de junho de 2015
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Os vereadores de Nova Londrina, no noroeste do Paraná, Nelson da Costa (PSD) e Mário Sonsim (PDT) foram condenados pela Justiça por corrupção eleitoral.

Os dois foram presos em flagrante no dia 1° de outubro de 2014 após o delegado do município flagrar os dois oferecendo e distribuindo vales-combustível a eleitores em troca de votos para candidatos a deputados estaduais. No dia seguinte, Sonsim e Costa pagaram fiança e foram liberados.

Os legisladores condenados foram multados em dez salários mínimos cada e deverão prestar serviço comunitário entre um ano e dois meses a um ano, onze meses e dez dias.

De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), na época das prisões a polícia encontrou diversos tíquetes e agendas com anotações de controle do combustível distribuído.

Em um dos cadernos apreendidos havia a indicação de 349 pessoas beneficiadas. Ao somar os registros, a promotoria descobriu que 4 mil litros de combustíveis foram distribuídos. Para a Justiça, este “consumo é improvável em uma campanha voltada a 10 mil eleitores e com apenas nove cabos eleitorais”.

O G1 ligou diversas vezes para os celulares dos dois vereadores, porém os políticos desligavam assim que descobriam que era a reportagem.

Entretanto, à RPC o vereador Mário Sonsim (PDT) disse que ainda não foi notificado da condenação, mas que vai recorrer. Já o vereador Nelson da Costa (PSD) informou que não vai comentar o assunto.

A Câmara de Nova Londrina chegou a investigar a denúncia de compra de votos. Em maio deste ano os vereadores entenderam que os colegas são inocentes. Foram quatro votos a favor da absolvição e três contrários.

Acesso em: 22/06/2015
Leia notícia completa em:
G1
www.g1.globo.com

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 16 de agosto de 2013

OAB quer reforma política que libere propaganda eleitoral na internet

Em audiência pública na Câmara que discutiu a reforma política, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus […]
Ler mais...
qua, 20 de junho de 2018

Sem atuar na gerência, sócio quotista não responde por dívida tributária

Quando determinado sócio de sociedade por quotas de responsabilidade limitada nunca exerceu função de gerência, não pode ser responsabilizado por dívidas […]
Ler mais...
seg, 05 de agosto de 2019

Carf: Fisco pode usar provas derivadas de provas ilícitas se demonstrar que poderia obtê-las de fonte independente

Não serão consideradas ilícitas as provas derivadas de provas ilícitas, quando ficar demonstrado que elas poderiam ser obtidas por uma […]
Ler mais...
sex, 29 de abril de 2016

Ministros aprovam com ressalvas contas do PT, PCO e PSC de 2010

O ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovou com ressalvas, em decisão individual proferida nesta quinta-feira (28), a […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram