Notícias

Urnas passam por vistoria após denúncia em Cravinhos

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Justiça Eleitoral faz auditoria para averiguar suspeita de fraude em urnas eletrônicas no pleito de 2012

Wesley Alcântara

 

A Justiça Eleitoral fez ontem auditoria por amostragem em duas urnas eletrônicas usadas na eleição municipal de Cravinhos, no ano passado, para averiguar denúncia de possível fraude.

A auditoria ocorreu depois de denúncia feita pelo presidente do PSB, Pedro Ribeiro Coelho Júnior, ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo ele, houve a retirada da mídia das urnas meia hora antes do término da eleição, o que teria motivado a rapidez da apuração.

Outro problema relatado é que muitos eleitores, ao digitarem na urna o número do candidato, aparecia na tela a fotografia de outro. Além disso, a Justiça Eleitoral, de acordo com a denúncia protocolada, não teria permitido que os fiscais dos partidos fizessem a verificação das urnas após a instalação das máquinas nos respectivos locais de votação.

Para sustentar sua denúncia, o presidente do partido anexou ao processo um documento oficial do qual um mesário confirma ter presenciado todas as irregularidades.

Das 61 urnas usadas na eleição de Cravinhos, a Justiça Eleitoral fez auditoria nas duas que foram alvo de possível fraude. Uma é da seção 66, que fica na escola Campos Rosa, e a outra, a 64 (escola Antônio Joaquim).
A auditoria foi supervisionada pelo juiz eleitoral Eduardo Alexandre Young Abrahão.

A chefe do Cartório eleitoral, Ana Paula Ramos da Silva, diz que nenhuma irregularidade foi identificada. "A auditoria é comum em apenas uma urna antes das eleições. Porém, fazemos depois do pleito, caso surja alguma denúncia", disse.

Ana Paula explica que as urnas eletrônicas contam com um mecanismo de segurança que permite o início da votação a partir das 8h e o encerramento depois das 17h do dia da eleição.

Presidente do PSB diz ter ‘feito sua parte’

O presidente do PSB, Pedro Ribeiro Coelho Júnior, disse ter feito sua parte, como cidadão, ao denunciar a irregularidade. "A Justiça tem por obrigação apurar o caso", disse. Pedro explicou que fez sua denúncia baseada em documento oficial registrado em cartório. "Consta tudo na escritura pública de declaração do mesário. Se ele mentiu, ele será responsabilizado, de forma cível e criminal."

A chefe do Cartório Eleitoral, Ana Paula Ramos da Silva, disse que o mesário teria se retratado em relação às informações que constam no documento registrado em cartório. O presidente do PSB foi candidato a vereador pela coligação "Vamos Renovar". O grupo é formado pelos partidos PPS, PSB e PRP.

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 25 de outubro de 2018

STJ aprova súmulas sobre Direito Ambiental e ocupação de bem público

Por Gabriela Coelho Por unanimidade, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça aprovou, nesta quarta-feira (24/10), duas novas súmulas, sendo […]
Ler mais...
seg, 13 de maio de 2019

Supremo define lista tríplice para escolha de ministro efetivo do TSE na classe dos juristas

Fonte: TSE  - www.tse.jus.br O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quinta-feira (9), no início da sessão plenária, por meio […]
Ler mais...
ter, 14 de junho de 2016

Escola Judiciária do Piauí realiza curso: “Capacitação na área de recursos de campanhas eleitorais"

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), sob a direção do Juiz Federal Geraldo Magela […]
Ler mais...
qui, 30 de agosto de 2018

Tribunais propõem manter prioridade a casos antigos em 2019

O Judiciário brasileiro prepara-se para renovar, pelo décimo ano, o compromisso de priorizar casos antigos. A intenção foi anunciada na […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram