Notícias

TRE rejeita recurso em ação que pedia condenação do governador de Roraima por se promover com dinheiro da Festa da Melancia

segunda-feira, 06 de maio de 2024
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) rejeitou por unanimidade o recurso na ação que pedia a condenação do governado de Roraima Antonio Denarium (PP) por se promover com dinheiro do Festival da Melancia, em Normandia. A ação citava abuso de poder político econômico nas eleições de 2022. O recurso foi julgado nesta terça-feira (16).

A Ação de Investigação Judicial, ingressada pela coligação Roraima Muito Melhor, do MDB, cita que o governador transferiu recursos para a prefeitura de Normandia devido à situação de calamidade por conta das fortes chuvas, mas o valores foram destinados para o XVII festival da Melancia, realizada em 2022.

Além de Denarium, o processo pedia a cassação e inelegibilidade do vice Edilson Damião (Republicanos), do senador Hiran Gonçalves (PP), do prefeito Westson Raposo (PP), José Raimundo (PP), e da vereadora de Boa Vista Aline Rezende (PP) - todos foram negados.

Procurado sobre o assunto, a defesa da coligação informou que deve analisar o acordão após a publicação para decidir o recurso mais adequado.

O TRE julgou improcedente a ação em dezembro do ano passado devido à "ausência de provas robustas". À época, os magistrados acompanharam o voto da relatora Tânia Vasconcelos e a manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Na sessão desta terça, a juíza reiterou o posicionamento ao negar os recursos da coligação. Os juízes acompanharam o voto novamente.

"Esses embargos constam inclusive com manifestação do Ministério Público [MPE] pela rejeição, é mais uma tentativa de rediscussão da matéria. Não tem nenhuma obscuridade, nenhum reparo a ser feito a sentença, não tem omissão no julgado, mero inconformismo e eu estou rejeitando os embargos", votou.

Antonio Denarium foi reeleito em 2022 para o segundo mandato com 163.167 dos votos, 56,47% do total de votos. Antes de tomar posse como governador em 2019, ele assumiu o comando do estado como interventor federal nomeado pelo então presidente Michel Temer (MDB).

O mandato como governador em 2018 foi o primeiro cargo público exercido por ele. Antes, era empresário do ramo de agronegócio.

Denarium foi cassado pelo TRE pela terceira vez em janeiro deste ano por abuso de poder político e econômico. Em agosto de 2023 ele foi cassado por distribuir cestas básicas no período eleitoral e em dezembro do mesmo ano por executar reformas nas casas de eleitores roraimenses. Denarium pode recorrer das decisões e, por enquanto, permanece no cargo.

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 05 de abril de 2013

Desembargador Cruz Macedo toma posse como suplente no TRE-DF

Na tarde desta terça-feira (3), o Desembargador José Cruz Macedo foi empossado como membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do […]
Ler mais...
sex, 31 de outubro de 2014

TSE determina retorno de deputado estadual do RN ao cargo

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu, na sessão desta noite (30), liminar para o imediato retorno de Dibson […]
Ler mais...
ter, 01 de agosto de 2017

Abuso de poder religioso entra na mira da Justiça Eleitoral

Pastores que indicam candidatos políticos aos seus fiéis podem ser acusados de “abuso de poder religioso”, um termo cada vez […]
Ler mais...
qua, 10 de agosto de 2016

STF decide quem julga as contas, mas e a inelegibilidade?

  Por Marilda de Paula Silveira O Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento do RE 848.826/DF, que vai definir a […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram