Notícias

Procon-SP pede que BC esclareça vazamento de 160 mil chaves Pix

terça-feira, 01 de fevereiro de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

O Procon-SP pediu esclarecimentos ao Banco Central a respeito do vazamento de mais de 160 mil chaves Pix que estavam sob a guarda da empresa Acesso Soluções de Pagamento. O vazamento foi revelado na última sexta-feira (21/1), em comunicado público divulgado no site do BC.

Segundo a instituição, o vazamento de dados cadastrais ocorreu devido a "falhas pontuais em sistemas" da empresa. No total, foram expostas 160.147 chaves, o que corresponde a 159.603 pessoas físicas.

No ofício encaminhado na segunda-feira (24/1) ao BC, o órgão de defesa do consumidor pede que a instituição esclareça os seguintes pontos: qual relação jurídica mantém com a empresa Acesso; quantos usuários no estado de São Paulo foram afetados pelo vazamento; e se as pessoas afetadas foram informadas individualmente sobre o problema.

O Procon-SP questiona ainda se a utilização indevida dos dados vazados pode trazer prejuízo aos usuários e se já há registro ou relato de prejuízos sofridos em razão do ocorrido. Pede também que o BC explique de que forma deve proceder o usuário que sofreu prejuízo e se quem teve os dados vazados deve adotar alguma providência imediata junto à autarquia ou à instituição financeira da qual é correntista.

Por fim, pede informações sobre o plano de ação que o BC adotou para evitar a utilização indevida dos dados vazados. Esse foi o segundo incidente de vazamento de dados do Pix revelado pelo BC. Em setembro do ano passado, a instituição informou que o mesmo problema ocorreu com chaves que estavam sob a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe.

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 23 de maio de 2014

Prefeito e vice de Natividade são novamente cassados

O prefeito reeleito de Natividade, Marcos Antônio da Silva Toledo, o Taninho (PSD), e o vice, Welington Nacif de Mendonça, […]
Ler mais...
dom, 03 de novembro de 2013

Candidato ao cargo de vereador de Lages é condenado por compra de votos

O juiz da 93ª Zona Eleitoral, Antônio Carlos Junckes dos Santos o candidato ao cargo de vereador de Lages, no […]
Ler mais...
sex, 23 de agosto de 2013

Com direitos políticos suspensos,19 mil baianos não podem participar da vida pública do país

Na Bahia, aproximadamente 19 mil eleitores estão com seus direitos políticos suspensos. Em todo o país, são mais de 800 […]
Ler mais...
seg, 29 de agosto de 2022

Gilmar reconhece competência do TSE em disputa por comando do Pros

Fonte: Conjur O fato de faltar menos de um ano para as eleições, período no qual se assegura a estabilidade […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram