Selecionadas

Doria terá de pagar multa de R$ 200 mil por uso do slogan Acelera SP

quarta-feira, 06 de junho de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) foi multado em R$ 200 mil por descumprimento de liminar que o proibia de fazer uso da expressão Acelera SP. A sentença é da juíza Cynthia Thomé, da 6ª Vara de Fazenda Pública. Para a juíza, Doria descumpriu a liminar, de março deste ano, que determinava o pagamento de R$ 50 mil caso ele voltasse a usar esse slogan.

Em sua decisão, a juíza ainda aumentou a multa pessoal anterior para R$ 100 mil por dia e tornou Doria réu por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, atendendo a pedido do promotor de Justiça Nelson Luis Sampaio de Andrade. Para o promotor, Doria divulgava programas de governo vinculando sua imagem a todos eles, sem menção aos símbolos oficiais do município.

A determinação judicial de 20 de março proibia Doria de fazer toda e qualquer forma de divulgação, seja por outdoors, placas, camisetas, bonés, memes ou adesivos, em qualquer veículo [rádio, TV, internet ou redes sociais], tanto de forma oficial quanto pessoal, enquanto prefeito da cidade. Segundo o Ministério Público (MP), após essa decisão judicial, Doria continuou a usar a expressão até o dia 26 de março.

Na ação civil pública encaminhada à Justiça, o promotor afirma que a expressão tornou-se marca registrada e pessoal de Doria, o que atentaria contra os princípios que norteiam a administração pública, especialmente o da impessoalidade. “Assim, não busca ele a identificação da Prefeitura Municipal de São Paulo, mas sim do prefeito João Doria, estando evidente a promoção pessoal dele mesmo às custas do erário público, gerando enriquecimento ilícito e evidente violação aos princípios constitucionais da impessoalidade, legalidade e moralidade administrativa, da supremacia e indisponibilidade do interesse público e, à probidade”, justificou o promotor, na ação civil pública.

Em sua decisão, a juíza considerou que Doria usava o slogan para se beneficiar pessoalmente. “Restaram demonstrados os indícios que apontam que o requerido divulga programas da prefeitura do município de São Paulo e vincula sua imagem em todos eles não como prefeito mas como João Dória, político, sem qualquer menção aos símbolos oficiais do município de São Paulo”, diz a juíza, em sua decisão.

Como Doria deixou a prefeitura no início de abril, a juíza ainda derrubou a proibição e concedeu a possibilidade de Doria poder usar novamente o slogan, já que deixou o cargo político.

Por meio de nota, a assessoria do ex-prefeito informou que a Justiça reconheceu que Doria “não utilizou recursos públicos para se beneficiar”. A assessoria de Doria argumenta ainda que “a liminar anteriormente concedida foi revogada, já não existindo qualquer vedação ao uso da marca Acelera por parte do pré-candidato João Doria”.

Ainda segundo a nota, Doria vai entrar com recurso contra a decisão. “Quanto à multa aplicada, não há comprovação de descumprimento de decisão judicial. O recurso cabível será apresentado e a defesa está tranquila quanto ao seu acolhimento”.

Acesse o conteúdo completo em agenciabrasil.ebc.com.br

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 15 de outubro de 2015

Partes deverão se manifestar sobre relatoria da AIME que pede cassação de Dilma

Um despacho do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, desta quinta-feira (15) determina que as partes envolvidas […]
Ler mais...
sex, 20 de setembro de 2013

Liminar determina volta aos cargos de prefeito e vice cassados em Monte do Carmo-TO

O ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu liminar a Gilvane Pereira Amaral (PSD) e Wlisses Jason de […]
Ler mais...
qui, 23 de outubro de 2014

Concedidas liminares para retirar propaganda que envolve irmão de Dilma

Liminar ajuizada pela Coligação com a Força do Povo e pela candidata Dilma Rousseff foi acolhida pelo ministro Admar Gonzaga, […]
Ler mais...
qui, 07 de abril de 2016

Questionada convocação de segundo suplente para assumir vaga de deputado federal pelo Paraná

Em Mandado de Segurança (MS 34088) impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF), Osmar Bertoldi Júnior (DEM/PR), primeiro suplente de deputado […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram