Notícias

TRE-PB rejeita questão de ordem para remeter processos de prefeitos para a primeira instância

sexta-feira, 11 de maio de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Tribunal Regional Eleitoral não acatou uma questão de ordem no sentido de enviar para a primeira instância os processos contra prefeitos, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca do foro privilegiado envolvendo parlamentares.

O assunto foi levantado pelo juiz Breno Wanderley na tarde desta quinta-feira (10) durante o julgamento de um inquérito contra o prefeito da cidade de Arara, acusado de compra de votos.

Relator do processo, ele achou que seria importante a Corte se pronunciar sobre a continuidade do julgamento, tendo em vista a recente decisão do STF sobre a matéria.

Na sua visão, o TRE deveria aplicar por simetria o entendimento do Supremo e remeter para a primeira instância os processos contra os prefeitos.

Os membros da Corte ao se pronunciaram sobre a questão de ordem entenderam que no momento seria prematuro adotar a nova regra.

O primeiro a divergir foi o juiz Antônio Carneiro. Para ele, seria uma decisão precipitada. “Em relação a prefeitos, ainda mais em matéria eleitoral, mesmo se invocando o princípio da simetria, eu não fico confortável assim para decidir uma matéria de tanta relevância, principalmente em termos de uma questão de ordem”.

Por Lenilson Guedes

OS GUEDES

osguedes.com.br

Acesso em 11/05/2018

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 15 de novembro de 2013

EJE-PE promove Ciclo de Palestras sobre Reforma Política

A Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), realizará o Ciclo de Palestras sobre Reforma Política, no próximo dia 22 de […]
Ler mais...
seg, 15 de agosto de 2022

Na despedida do TSE, Fachin exalta defesa da democracia e transparência

Fonte: Conjur O ministro Luiz Edson Fachin fez na noite desta terça-feira (9/8) sua última sessão como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. […]
Ler mais...
sex, 04 de novembro de 2016

Desafios e distâncias de uma eleição realizada na amazônia

Um dos pilares da democracia é o direito universal ao voto, e garantir que cada um dos 2,3 milhões de […]
Ler mais...
qua, 05 de setembro de 2018

Queda generalizada nos indicadores de risco no mês de julho

Boletim de Risco da CVM sinaliza movimento de mudança O Boletim de Risco da CVM referente ao mês de julho […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram