Notícias

TRE-MG condena Prefeito e Vice de Ibitiúra de Minas-MG por abuso de poder político na campanha eleitoral de 2016

segunda-feira, 02 de outubro de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O prefeito de Ibitiúra de Minas (MG), José Tarciso Raymundo (PSDB) e o vice, Romildo do Prado Bernardo (PSD), serão afastados dos cargos por abuso de poder político durante a campanha eleitoral de 2016. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), a Justiça Eleitoral determinou que o presidente da câmara municipal, Alexandre de Cássio Borges, assuma a administração do município até a realização de novas eleições. A decisão foi comunicada ao presidente do Legislativo nesta segunda-feira.

Os diplomas dos dois políticos foram cassados em decisão de 2ª instância no dia 12 de julho. No entanto, eles serão afastados somente agora pois era aguardado o resultado do julgamento de embargos de declaração, que foi publicado nesta segunda-feira (25) no Diário da Justiça Eletrônico.

Segundo o documento assinado pelo juiz da 13ª Zona Eleitoral de Andradas, Eduardo Soares de Araújo, o presidente da câmara assume interinamente a prefeitura e responderá pelo município até que o novo prefeito seja eleito e tome posse. As novas eleições ainda serão marcadas pelo TRE-MG.

Em contato com a EPTV Sul de Minas, o vice-prefeito informou que os dois vão recorrer da decisão e esperam que ela seja revertida em até 48h.

Cassação

O suposto abuso de poder político foi alvo de ação de investigação judicial eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral. A ação apontou, entre outras irregularidades, o uso de maquinário público em propriedade particular, aquisição de terreno com promessa de edificação de casas populares, retirada de cascalho em troca de votos e reunião com funcionários municipais contratados e motoristas terceirizados exigindo apoio político e oferecendo transporte para eleitores no dia da eleição.

A decisão em 2ª instância, por 4 votos a 1, reverteu decisão de 1ª instância, que julgou a ação improcedente. O prefeito eleito obteve 1.423 votos, 49,1%.

Fonte:G1

https://www.g1.globo.com

Acesso em 02/10/2017

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 02 de setembro de 2016

Juiz decide pedido de Luiza Erundina sobre participação em debates na TV

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Sidney da Silva Braga, julgou parcialmente procedente o pedido de Luiza […]
Ler mais...
qua, 19 de julho de 2017

Moradores do Aurá, no Pará, recebem atendimento biométrico itinerante do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) fechou mais uma parceria para realizar o recadastramento biométrico itinerante. Dessa vez o […]
Ler mais...
sex, 24 de março de 2017

José Serra apresenta nesta quinta-feira projeto de voto distrital misto

O senador José Serra (PSDB-SP) apresentará, nesta quinta-feira (23/3), o projeto de lei que pretende mudar o sistema eleitoral brasileiro […]
Ler mais...
seg, 07 de outubro de 2019

Deputados votam teto de gastos para eleições municipais de 2020

Fonte: Congresso em Foco A Câmara vota nesta terça-feira (1) o projeto de lei (PL) que regulamenta o teto de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram