Notícias

TSE concede liminar para suspender a execução de cassação antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração

segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a permanência da prefeita de Planalto da Serra, Angelina Benedita Pereira (PSDB), e do vice Marco Antônio Sampaio Rodrigues (PHS), em seus respectivos cargos.

A decisão foi proferida no fim da tarde desta sexta (18) e atende ao pedido da gestora, que busca combater decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que manteve a cassação dos mandatos dos políticos e a imediata saída da Prefeitura.

A prefeita é acusada de contratar o odontólogo João Dantas para proceder a extração de moldes de próteses dentárias, sem que para tanto tivesse sido realizado prévio procedimento licitatório. Na ocasião, foram feitos mais de 200 moldes.

No pedido ao TSE, Angelina Pereira e seu vice apontam supostas “obscuridades e contradições” na decisão proferida pelo Pleno do TRE na última quarta (16). “Asseveram o cabimento do em virtude do ato supostamente abusivo e ilegal do writ, Regional ao determinar a imediata retirada dos Impetrantes dos cargos para os quais foram eleitos, sem que tenha havido a publicação do acórdão resultante do julgamento dos aclaratórios”, diz trecho do pedido.

Além disso, os gestores alegam que buscam a garantia de um julgamento justo em que sejam assegurados a ampla defesa e o contraditório.

Em sua decisão, Fux afirma que o TSE tem o entendimento de que o cumprimento imediato do afastamento de gestores deve aguardar a publicação da decisão de eventuais embargos, se esgotando as possibilidades de recursos.

“Destarte, a concessão de tal medida, visa a assegurar o direito líquido e certo in limine litis, da Impetrante, a fim de se evitarem a subtração, ainda que provisória, do exercício do mandato eletivo e as sucessivas alternâncias na chefia do Poder Executivo, as quais gerariam incertezas na população local e indesejada descontinuidade na gestão administrativa da municipalidade”, declara.

Desta forma, o ministro determinou que Angelina Pereira e Marco Antônio retornassem aos cargos, até que o TSE análise o mérito do recurso que pede a revogação das cassações.

Fonte:

RD News

http://www.rdnews.com.br

Acesso em: 21/08/2017

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 21 de fevereiro de 2019

Tecnologias cívicas podem conter os laranjas em campanhas eleitorais?

Os mecanismos de fraudes eleitorais são diversos. Compra de voto, caixa 2, eleitorado fantasma, voto de cabresto, desvio de recursos […]
Ler mais...
sex, 13 de maio de 2016

PSB perde 8,5 minutos de propaganda por não incentivar participação das mulheres na política

O Partido Socialista Brasileiro, diretório de Mato Grosso (PSB-MT), perdeu 8 minutos e 30 segundos do tempo que possui para […]
Ler mais...
qua, 13 de julho de 2016

TRE do Acre realiza Seminário de Direito Eleitoral no interior

  Com o objetivo de atualizar a população sobre o processo eleitoral e os procedimentos de campanha, a Escola Judiciária […]
Ler mais...
sex, 13 de setembro de 2013

TSE decide que manifestação política pelo Twitter não configura propaganda eleitoral

Por maioria de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta quinta-feira (12) que manifestações políticas feitas por […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram