Notícias

Com dois pré-candidatos, PMDB consegue na Justiça vitória sobre Mauro

segunda-feira, 25 de julho de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Prefeito tem que retirar reportagens auto promocionais de site institucional

Com dois pré-candidatos a prefeitura de Cuiabá, o PMDB não dará “vida fácil” ao prefeito Mauro Mendes (PSB). Mesmo antes de definir entre o deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) e o estadual Emanuel Pinheiro (PMDB), a legenda está atenta as movimentações do chefe do executivo e ingressando na Justiça Eleitoral contra eventuais irregularidades.

Nesta sexta-feira, o juiz da 55ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Gonçalo Antunes de Barros Neto, deferiu um pedido de liminar solicitado pelo partido, por meio do advogado Rodrigo Cyrineu, e determinou a retirada de reportagens que “favorecem” a candidatura de Mauro. O partido listou 9 matérias realizadas em período proibitivo que representam propaganda institucional do prefeito e pré-candidato a reeleição.

Na decisão, o magistrado destaca a necessidade de se proibir a propaganda indireta de gestores no exercício do mandato. Ele cita que a legislação eleitoral determina que a promoção pessoal do gestor é proibida no prazo de 90 dias antes do processo eleitoral.

O juiz apontou que os “abusos” foram constatados na representação do PMDB. “O periculum in mora encontra-se perfeitamente demonstrado, uma vez que a manutenção da propaganda atacada quebra o equilíbrio da disputa eleitoral, incidindo na vedação contida na lei de eleições”, diz trecho da decisão.

Gonçalo Antunes aponta a responsabilidade da Justiça em evitar o uso da máquina pública para beneficiar os candidatos que buscam a reeleição. Por conta disso, determinou a retirada das reportagens do site da prefeitura  de Cuiabá. Também recomendou a Secretaria de Comunicação evitar novas reportagens que representem a promoção pessoal do prefeito ou de outro pré-candidato.

PRÉ-CANDIDATOS

O PMDB deverá ser o principal opositor de Mauro Mendes nas eleições. O partido já havia definido que lançaria o deputado federal Valtenir Peireira para enfrentar o prefeito socialista. No entanto, nesta semana o nome de Emanuel Pinheiro ganhou força dentro e fora do partido.

Com apoio do PTB e PROS garantidos independente do candidato, o nome de Emanuel está atraindo outras legendas. Por exemplo, o vice-governador Carlos Fávaro teria garantido nesta sexta apoio do PSD ao parlamentar, podendo a legenda até indicar o candidato a vice.

Partidos menores, mas que possuem representação na Câmara também estariam propensos a apoiar o deputado estadual. São os casos do PSL, PRP e PTdoB, partidos que tem como vereadores Wilson Kero Kero, Lilo Pinheiro e Juca do Guaraná Filho, respectivamente.

Acesso em 25 de julho de 2016
Leia a notícia completa em:
Folha Max
www.folhamax.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 07 de junho de 2017

TRE cassa prefeito e vice de Lagoinha por abuso de poder econômico

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) cassou, na tarde desta terça-feira (6), os diplomas do prefeito e vice-prefeito […]
Ler mais...
qui, 19 de agosto de 2021

Leis que atrelam subsídios de deputados e governador de SE a outros cargos são inconstitucionais

Fonte: STF O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade de normas do Estado de Sergipe que vinculavam os subsídios […]
Ler mais...
ter, 15 de setembro de 2015

Corregedor-geral eleitoral marca audiência para depoimento de Ricardo Pessoa

Em despacho assinado nesta segunda-feira (14), o ministro e corregedor-geral eleitoral, João Otávio de Noronha, designou para o próximo dia […]
Ler mais...
seg, 22 de setembro de 2014

Alckmin perde mais tempo na propaganda de TV

O candidato à reeleição ao governo do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e sua coligação, Aqui é São Paulo, perderam 14 […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram