Notícias

Nova edição do Código Eleitoral Anotado e Legislação Complementar já está disponível no Portal do TSE

domingo, 24 de abril de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Ao abrir a sessão plenária desta terça-feira (19), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, comunicou aos advogados, ao Ministério Público e à comunidade jurídica que a nova edição do Código Eleitoral Anotado e Legislação Complementar, em formato PDF, já está disponível para download em link específico no Portal do TSE na internet.

“Com a iniciativa, esperamos que magistrados, advogados e estudantes, que os partidos políticos, os candidatos e todos os interessados na legislação tenham, com facilidade, às mãos, uma indispensável ferramenta de apoio àqueles que atuam na seara eleitoral”, disse Toffoli.

O ministro informou que constam da 12ª edição do Código Eleitoral Anotado as alterações feitas pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei nº 13.165), cuja abrangência alcança o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995).

“Junto com a disponibilização do arquivo do Código para download, daremos início a uma campanha de divulgação para que todos os operadores do Direito, com interesse na legislação eleitoral, possam contar com o entendimento mais atualizado de nossa jurisprudência ao desenvolverem suas atividades”, ressaltou Toffoli.

O presidente da Corte Eleitoral informou que solicitará aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que repliquem o link disponibilizado pelo TSE, de forma visível, em suas páginas na internet, “para que o acesso à nova versão do nosso Código Eleitoral Anotado seja o mais amplo possível”.

O Código Eleitoral Anotado

A 12ª edição do Código Eleitoral Anotado, em formato PDF para download, contém as alterações da Reforma Eleitoral 2015, que foram efetivadas até 17 de dezembro do ano passado.

A publicação foi preparada pela Seção de Seleção e Divulgação de Jurisprudência (Sedjur) da Coordenadoria de Jurisprudência (Cojur), ligada à Secretaria de Gestão da Informação (SGI) do TSE.

Além das regras da Reforma Eleitoral 2015, o Código Eleitoral Anotado vem com as Resoluções do TSE nº 23.464 e nº 23.465, que regulamentam, respectivamente, a prestação de contas anuais dos partidos políticos e as regras sobre a criação e organização das legendas.

O Código Eleitoral Anotado traz o Código Eleitoral atualizado e as leis dos Partidos Políticos, das Eleições e de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), acompanhadas por legislação correlata, resoluções do TSE e provimentos da Corregedoria-Geral Eleitoral.

Além da versão no formato PDF, o usuário conta no Portal do TSE com uma ferramenta eletrônica para pesquisar o Código Eleitoral Anotado.

Tanto a versão em PDF quanto a ferramenta de consulta eletrônica podem ser acessadas na seção “Legislação” da aba Área Jurídica, que está localizada na barra superior da homepage do Portal do TSE.

 

Acesso em: 22/04/2016
Leia notícia completa em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 09 de fevereiro de 2017

Governador e vice do Rio de Janeiro têm mandatos cassados pelo TRE-RJ

Os mandatos do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB), e de seu vice, Francisco Dornelles […]
Ler mais...
qua, 27 de julho de 2016

TRE-RJ determina a suspensão de cerca de 300 órgãos partidários por ausência de CNPJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) determinou a suspensão de cerca de 300 órgãos partidários - regionais […]
Ler mais...
sex, 18 de dezembro de 2015

Ocupante de cargo de direção de ordenador de despesas deve se desincompatibilizar três meses antes das eleições

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao responderem a consulta formulada pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), entenderam […]
Ler mais...
sex, 18 de novembro de 2016

TSE nega registro de candidato eleito prefeito de Sangão (SC)

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou por unanimidade, na sessão extraordinária desta quarta-feira (16), o registro de candidatura […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram