Eventos

TSE promove VII Encontro Ibero-Americano de Magistradas Eleitorais

quarta-feira, 09 de março de 2016
Por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará nos dias 17 e 18 de março o VII Encontro Ibero-Americano de Magistradas Eleitorais, na sede do Tribunal em Brasília. Juízas de diversos países e representantes de instituições ligadas às questões femininas debaterão sobre “Igualdade de gênero e democracia”.

O evento dará continuidade ao diálogo entre autoridades eleitorais ibero-americanas sobre normas e meios que reforcem o papel e a participação da mulher nos sistemas representativos dos países da região.

A ministra do TSE, Luciana Lóssio, lembra que, no Brasil, “ainda há muito o que se fazer e o evento é uma oportunidade para colher as experiências exitosas dos outros países para verificar onde estamos errando. Nós temos uma subrepresentação muito grande da participação das mulheres na política”, disse.

Participam do evento, magistradas eleitorais da ibero-américa ( Portugal, Espanha e Andorra e América Latina), autoridades eleitorais do Canadá e dos Estados Unidos e representantes de organismos internacionais afetos ao tema. Além de ministros da Corte Eleitoral e outras autoridades brasilieras.

Programação

Serão seis sessões temáticas formatadas de modo a permitir o envolvimento de todos os participantes nas deliberações. Tratarão dos seguintes assuntos: a atuação dos organismos internacionais na defesa da participação da mulher na política; a evolução das jurisprudências nacionais sobre a igualdade de gênero nos processos eleitorais; o sistema de cotas e outros mecanismos de ação afirmativa; a participação da mulher nas estruturas partidárias; as perspectivas da igualdade de gênero nas democracias do continente; e, por fim, a situação brasileira.

Inscrições

Os interessados em participar podem se inscrever no hotsite do evento até o dia 10 de março. As vagas são limitadas e haverá confirmação do pedido de inscrição, que será enviada por e-mail no período de 11 a 16 de março.

 

Acesso em: 08/03/2016
Leia notícia completa em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br

Categoria(s): 
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 14 de fevereiro de 2014

Curso de Direito Eleitoral

Nas manhãs e tardes dos sábados 22 e 29 de março e 5 e 12 de abril será realizado em […]
Ler mais...
seg, 07 de abril de 2014

Seminário Internacional Constituição e Direitos Políticos em Florianópolis/SC

A Escola Judiciária Eleitoral Juiz Irineu João da Silva ─ ente da estrutura orgânica do TRE/SC ─ tem dentre seus […]
Ler mais...
sex, 13 de maio de 2016

I Simpósio de Direito Eleitoral da OAB/PA

A Comissão de Direito Eleitoral do Pará promoverá nos dias 30 e 31 de maio de 2016 o I Simpósio de […]
Ler mais...
qui, 19 de outubro de 2017

Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco realiza o II Simpósio Eleitoral em Debate

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, convida a todos os interessados para o "II Simpósio […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram