Notícias

Jorge Mussi toma posse como ministro substituto do TSE

quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi empossado nesta terça-feira (10) como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo ministro Dias Toffoli. Ele foi eleito em 29 de setembro pelo colegiado do STJ para ocupar a vaga do ministro Herman Benjamin, que desde 27 de outubro sucedeu o ministro João Otávio de Noronha como membro efetivo da Corte Eleitoral.

Ao tomar posse no cargo, o ministro Jorge Mussi afirmou que ocupar uma vaga no TSE é um motivo de orgulho. “É um Tribunal que tem dado ao mundo um exemplo de operosidade, como na última eleição, em que foram às urnas mais de 100 milhões de brasileiros e em quatro horas o Brasil disse ao mundo quem era o seu novo Presidente da República." Ele declarou estar preparado para somar esforços na condução das eleições municipais de 2016. “Dizemos que a eleição mais complicada é a eleição municipal, e ano que vem estarei aqui para prestar a minha contribuição. Espero poder contribuir para o Brasil, o processo eleitoral e a democracia deste país.”

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, destacou a experiência do ministro Jorge Mussi na magistratura no âmbito da Justiça Eleitoral ao saudar a sua entrada no colegiado da Corte. “Querido amigo e ministro Jorge Mussi, desejo a vossa excelência muito sucesso na caminhada que começa a trilhar aqui nesta Corte, que se inicia com esta função de juiz substituto do Tribunal Superior Eleitoral, representando o Superior Tribunal de Justiça, e que chega ao seu ápice com o exercício da Corregedoria-Geral Eleitoral. Vossa excelência, que tem ampla experiência em matéria eleitoral, se sentirá em casa e entre amigos, tenho certeza. Para mim é uma honra dar posse à vossa excelência neste início de trilha que o traz de volta a esta Casa Eleitoral.”

Perfil

Natural de Florianópolis (SC), o ministro Jorge Mussi formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (SC) em 1976. Foi desembargador do Tribunal de Justiça catarinense de 1994 a 2007, ocupando a Presidência daquela Corte de 2004 a 2006. Tomou posse como ministro do STJ em dezembro de 2007. Foi corregedor-geral da Justiça Federal de abril a outubro deste ano. É professor convidado permanente da Escola Superior da Advocacia (OAB-SC) desde 1994.

Em sua trajetória na magistratura, o ministro acumulou ampla experiência na Justiça Eleitoral. Foi juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina de 1988 a 1989, e juiz efetivo do TRE-SC de 1989 a 1991. Também foi presidente daquele tribunal regional de 2003 a 2004.

Acesso em: 11/11/2015
Leia notícia completa em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 17 de setembro de 2018

TSE suspende inelegibilidade, e Garotinho pode concorrer ao governo do RJ

Por Fernanda Valente Apenas o Tribunal Superior Eleitoral pode impedir o registro de um candidato que dependa de decisão judicial para fazer campanha. […]
Ler mais...
qui, 21 de julho de 2016

TRE-PE confirma punição a pré-candidata a prefeita por post pago no Facebook

O entendimento de que não é permitido fazer ato de pré-campanha por meio de conteúdo pago (impulsionado) no Facebook foi […]
Ler mais...
qua, 28 de abril de 2021

Justiça condena aplicativo de delivery a indenizar e recadastrar entregador

Fonte: TJ-SP A 14ª Vara Cível Central da Capital condenou aplicativo de delivery a recadastrar em até 48 horas, sob […]
Ler mais...
qui, 23 de maio de 2013

Segundo TRE-PB, quociente eleitoral deve aumentar nas Eleições de 2014

A quantidade de votos para eleger um parlamentar deverá aumentar em pelo menos 20% em relação às Eleições de 2010 […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram