Notícias

Segundo TRE-PB, quociente eleitoral deve aumentar nas Eleições de 2014

quinta-feira, 23 de maio de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A quantidade de votos para eleger um parlamentar deverá aumentar em pelo menos 20% em relação às Eleições de 2010 na Paraíba, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Em 2014, os eleitores vão eleger o presidente da República, governadores dos Estados, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Em 2010, o quociente eleitoral (QE) para disputa de uma das 12 vagas de deputado federal foi de 167 mil votos e para uma das 36 vagas de deputado estadual, 55,5 mil votos. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, os partidos, coligações e os próprios candidatos paraibanos terão que trabalhar para aumentar a votação em mais 33 mil votos para Câmara dos Deputados e mais de 11 mil votos para Assembleia Legislativa da Paraíba, de acordo com a última decisão do TSE, em abril passado, que reduziu o número de vagas no Estado.

“Com base no resultado das eleições de 2010, o QE para eleger um deputado federal, na Paraíba, será de, aproximadamente, 200 mil votos. Já para o cargo de deputado estadual serão necessários, em média, 67 mil votos”, disse.

Segundo Leonardo Lívio, no entanto, o QE exato só pode ser obtido de fato ao final de cada votação, pois é calculado a partir dos votos válidos apurados. Ele lembrou que nas eleições de 2010, por exemplo, o número de votos válidos foi de aproximadamente dois milhões, com uma abstenção de 20% e o percentual de votos nulos e brancos de 10%.

Calendário
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (21), em sessão administrativa, o calendário eleitoral para as eleições do ano que vem. O primeiro turno da eleição será no dia 5 de outubro e o segundo turno, no dia 26.

O relator do calendário eleitoral, que define as principais datas sobre o processo eleitoral, foi o ministro Dias Toffoli, que vai presidir o TSE durante as eleições de 2014. A íntegra do calendário ainda não foi disponibilizada pela corte eleitoral.

O calendário começa no dia 5 de outubro de 2013, um ano antes da eleição, quando todos os partidos interessados em participarem da eleição precisam estar registrados no TSE. A data também é o prazo para que candidatos transfiram os títulos de eleitor para a localidade pela qual pretendem disputar a eleição.

As pesquisa eleitorais devem ser registradas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e no TSE a partir de 1º de janeiro de 2014. Os partidos deverão fazer convenções para definição de seus candidatos entre 10 e 30 de junho do ano que vem.

Os candidatos devem pedir o registro na Justiça Eleitoral até 5 de julho do ano da eleição. A partir do dia 6 de julho de 2014 será permitida propaganda eleitoral e realização de comícios.

 

 

Leia a notícia completa em:

G1

http://g1.globo.com

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 24 de agosto de 2022

Cláusula de eleição de foro não tem efeito para seguradora sub-rogada

Fonte: Conjur A sub-rogação (modalidade de pagamento efetuada por um terceiro, que não o próprio devedor) transmite apenas a titularidade […]
Ler mais...
qui, 14 de agosto de 2014

Ficha Limpa causa mais quatro indeferimentos de candidatura

Na sessão plenária de hoje (12), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)  indeferiu outros quatro pedidos de registro […]
Ler mais...
qui, 07 de abril de 2016

Dois vereadores do interior paulista perdem assento parlamentar por infidelidade partidária

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, na sessão dessa terça-feira (29), cassou, por votação unânime, o vereador Wilson Aparecido […]
Ler mais...
sex, 23 de agosto de 2013

Eleitores negam assinatura em lista para criação do REDE e juiz envia documento ao MPE

O juiz titular do Distrito Federal (Asa Sul), Enilton Alves Fernandes, determinou encaminhamento ao Ministério Público Eleitoral de lista com […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram