Notícias

TRE/DF fiscaliza propaganda eleitoral e apreende mais de 300 materiais nas vias públicas

quinta-feira, 07 de agosto de 2014
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto: Arquivo TRE-DF

Foto: Arquivo TRE-DF

Na madrugada desta quarta-feira (6), a Coordenação de Organização e Fiscalização da Propaganda Eleitoral (COFPE) realizou uma ‘ronda’ de fiscalização da propaganda eleitoral em vários trechos do Distrito Federal. Foram apreendidos mais de 300 materiais impressos de propaganda como cavaletes, placas e faixas.

A apreensão foi realizada entre 22 horas do dia 5 e 6 horas do dia 6, horário em que é proibida a permanência de materiais de propaganda eleitoral nas vias públicas.

As cidades fiscalizadas foram: Brazlândia; Ceilândia; Taguatinga; Gama; Santa Maria; Recanto das Emas; Park Way; Vargem Bonita; Sol Nascente; Estrutural; Guará; Sobradinho; Planaltina; São Sebastião; Paranoá; Lago Sul; Fercal; Grande Colorado; Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) e trecho da Ponte JK – Lago Sul.

O trabalho de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) é realizado regularmente para a aplicação da Lei Eleitoral, bem como coibir abusos decorrentes da não aplicação da lei. O Tribunal conta com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal que fica em alerta durante a ronda para qualquer ocorrência.

A Comissão de Fiscalização que realiza o trabalho é composta por dois motoristas, dois carregadores e oito servidores que contam com dois caminhões e uma caminhonete.

SANÇÕES

As sanções e possíveis multas advindas de abusos da propaganda eleitoral são encaminhadas ao Ministério Público. “Depois dessa fiscalização, encaminhamos o resultado das apreensões ao Ministério Público Eleitoral que tomará as providências cabíveis ao caso. O nosso trabalho é meramente administrativo”, explica a Coordenadora do COFPE, Renata Luz.

O material recolhido vai para o Cartório da 19º Zona Eleitoral de Taguatinga e fica apreendido até o final das eleições.

LEGISLAÇÃO

A Resolução 23.404/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispõe sobre a propaganda eleitoral e condutas
ilícitas em campanha eleitoral nas eleições 2014.

Em seu artigo 11, § 4º determina que é “permitida a colocação de cavaletes bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos”.

Além disso, determina o horário de 6 às 22 horas para visualização das propagandas eleitorais. “A mobilidade referida no parágrafo anterior estará caracterizada com a colocação e a retirada dos meios de propaganda entre às 6 e às 22 horas”.

 

Acesso em 07/08/2014

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
www.tre-df.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sáb, 22 de março de 2014

Jair Bolsonaro consulta TSE sobre fichas de apoiamento

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) apresentou consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de serem reconhecidas, pelos […]
Ler mais...
seg, 15 de julho de 2019

Justiça eleitoral propõe voto distrital para vereador já em 2020

Fonte: R7 Um grupo de trabalho coordenado pelo vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, propõe mudar radicalmente […]
Ler mais...
sex, 29 de novembro de 2013

Pleno do TRE reforma sentença e mantém diploma do prefeito de Brasnorte

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em sessão plenária desta quinta-feira (28/11), reformou a sentença proferida pelo […]
Ler mais...
seg, 30 de julho de 2018

TCU lança plataforma digital com lista de políticos que tiveram contas rejeitadas

Brasília - O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou na tarde desta quinta-feira, 26, uma plataforma digital com a […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram