Notícias

Juiz de Alagoas inocenta gestores acusados de crime eleitoral

quinta-feira, 18 de abril de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Por falta de provas contundentes, o juiz eleitoral de Jequiá da Praia, Hélio Pinheiro, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo Diretório Municipal do PMDB, de Jequiá da Praia, representado por Ricardo Santa Ritta, contra o prefeito e vice-prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão Siqueira (PTB) e José Luiz Coutinho de Freitas (PSC), respectivamente.

Os gestores foram acusados de abuso do poder político e econômico, captação ilícita de sufrágio e conduta vedada aos agentes públicos.

Na ação, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro acusa os gestores de vários crimes cometidos durante o período eleitoral de 2012, como distribuição de camisas padronizadas, doação de dinheiro, materiais de construção, cestas básicas a eleitores em troca de voto, além de ter utilizado o ônibus escolar para transportar eleitores para comícios, e pedia inelegibilidade, a cassação dos mandatos, e a aplicação de multa.

A AIJE foi fundamentada em fotografias, vídeos e depoimentos de cerca de 30 pessoas, mas as provas não condizem com a verdade, diz o juiz. Após ter ouvidos todas as testemunhas e analisado as provas, Hélio Pinheiro disse que os depoimentos contra os atuais gestores foram feitos por cabos eleitorais extremamente ligados à então candidata e ex-prefeita Rosinha Jatobá (PMDB), “o que compromete o valor desses depoimentos, pois ainda foram ou desmentidos ou contraditórios, o que esvazia o seu valor probante”, pontuou.

“Não posso aplicar a grave sanção de inelegibilidade e de cassação do registro de candidatura ou do diploma de uma pessoa sem prova segura, robusta, inequívoca e inconteste de que os demandados cometeram os ilícitos a eles atribuídos”, relatou o magistrado em sua decisão.

O juiz entendeu que não houve litigância de má-fé por parte dos autores da ação e por isso também indeferiu o pedido de  Marcelo Beltrão, durante sua defesa.

Ricardo Santa Ritta é esposo da candidata derrotada nas eleições Rosinha Jatobá.

Leia a notícia completa em:

Tribuna Hoje

http://www.tribunahoje.com

 

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 25 de fevereiro de 2016

Tribunal desaprova contas da campanha de 2014 do PT

A Corte Eleitoral mineira desaprovou, nesta terça-feira (16), as contas do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores – PT (em […]
Ler mais...
sex, 09 de novembro de 2018

Cláusulas de impenhorabilidade ou incomunicabilidade não impedem alienação de bem doado

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a existência de cláusula de impenhorabilidade ou de incomunicabilidade […]
Ler mais...
qua, 28 de março de 2018

Prefeita e vice de Pirapora são cassados pela Justiça Eleitoral

A prefeita e o vice de Pirapora,  no Norte de Minas, foram cassados pela Justiça Eleitoral por uso indevido dos […]
Ler mais...
seg, 29 de setembro de 2014

Direito de resposta só vale quando há ofensa a candidato ou partido

O exercício de direito de resposta só deve ser aplicado quando uma afirmação sabidamente inverídica ofende determinado candidato, partido ou […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram