Notícias

Vereador de Capinzal-SC tem diploma cassado e é multado em 20 mil UFIRs

quarta-feira, 27 de março de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O juiz da 37ª Zona Eleitoral, Fernando Machado Carboni, determinou a cassação do diploma do vereador de Capinzal Gilmar Antônio da Silveira (PV) e condenou-o ao pagamento de multa no valor de 20 mil UFIRs, pela prática de captação ilícita de sufrágio, vedada pelo artigo 41-A da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições). Da decisão, publicada entre as páginas 21 a 28 do Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina desta segunda-feira (25), cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

O magistrado destacou em sua sentença que o vereador deve ser substituído pelo suplente da coligação e que, após o trânsito em julgado da decisão ou mantimento da mesma por órgão colegiado, o vereador deve ficar inelegível pelo prazo de 8 anos, segundo o artigo 22 da Lei Complementar n° 64/1990, modificado pela Lei Complementar n° 135/2010 (Lei da Ficha Limpa).

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral, ao argumento de que durante as eleições municipais de 2012, foi deflagrada pela Delegacia de Polícia de Capinzal a operação denominada “Voto Limpo”, que constatou a ocorrência de inúmeros atos ilícitos cometidos pelo investigado, como doação de combustível, entrega de materiais de construção, pagamento de consultas médicas, fornecimento de transporte e entrega de dinheiro aos eleitores.

O vereador negou que tenha comprado votos de eleitores e argumentou que durante sua campanha eleitoral teria utilizado dez carros, o que explicaria o dinheiro gasto com combustível.

Após análise dos depoimentos de inúmeras testemunhas, o juiz eleitoral entendeu que de fato foi configurada a captação ilícita de sufrágio, determinou cassação do diploma do vereador e a aplicação de multa no valor de 20 mil UFIRs.

“Vê-se, desse modo, que as provas amealhadas aos autos são muito robustas. Dizem, por si só, a empreitada ilícita perpetrada nesta última eleição pelo então candidato, hoje eleito, Gilmar Antônio da Silveira. Não se trata de meras suposições ou imaginações, mas sim de afirmações feitas com apoio no acervo documental e testemunhal colacionado, conjunto esse apto a justificar a cassação do diploma de vereador do município de Capinzal”, concluiu o magistrado.

 

Leia a notícia completa em:
TRE-SC
http://www.tre-sc.gov.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 14 de fevereiro de 2014

Pleno mantém sentença que desaprovou prestação de contas do prefeito de Porto Estrela-MT

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso manteve a sentença proferida pelo Juízo da 13ª Zona Eleitoral, que […]
Ler mais...
seg, 11 de julho de 2022

Fase preparatória e planejamento na nova Lei de Licitações

Fonte: Conjur A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) consolidou a fase preparatória e deu ênfase à sua importância, […]
Ler mais...
ter, 16 de maio de 2017

Gastos menores e agilidade ao prestar contas são destaques nas eleições, avaliam especialista

A eleição de 2016 foi o primeiro teste da nova legislação eleitoral aprovada em 2015. Com o fim do segundo […]
Ler mais...
qui, 23 de outubro de 2014

Concedidas liminares para retirar propaganda que envolve irmão de Dilma

Liminar ajuizada pela Coligação com a Força do Povo e pela candidata Dilma Rousseff foi acolhida pelo ministro Admar Gonzaga, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram