Notícias

Dos 35 partidos no país, 10 assinam com TSE compromisso de combater fake news

quarta-feira, 06 de junho de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Menos da metade dos partidos políticos do país assinaram um termo de compromisso com o Tribunal Superior Eleitoral contra a disseminação das notícias falsas durante as eleições de outubro. Das 35 legendas, 10 assumiram compromisso com a Justiça Eleitoral de combater às chamadas fake news.

Aderiram ao movimento: DEM, PCdoB, PSDB, PDT, PRB, PSC, PSD, PSL, PSOL, e Rede. A iniciativa do TSE é uma tentativa de envolver as legendas no processo. A justificativa para o número de partidos que participam da medida é que o evento foi marcado de última hora e que nem todos foram comunicados sobre a assinatura do documento. O TSE deve realizar um evento internacional quando um acordo definitivo deve ser submetido também às siglas.

“Nós entendemos que além de todas às providências até então adotadas nos deveríamos também ter como colaboradores não só a imprensa, mas também os partidos políticos”, afirmou o presidente do TSE, ministro Luiz Fux. “Que se juntem a nós para que mantenhamos a nossa democracia imune de qualquer dúvida. Os termos são simbólicos, são termos que encerram compromissos éticos”, completou.
Segundo Fux, os partidos também terão possibilidade de eventualmente trazer ao conhecimento do TSE alguma anomalia que esteja ocorrendo no ambiente eleitoral.

O documento diz que em democracias consolidadas já se verificou a manipulação de notícias, combinada com o impulsionamento por robôs e perfis automatizados, no afã de amesquinhar a normalidade e a legitimidade do prélio eleitoral e que é imperiosa realização de eleições íntegras no país.

“A necessidade de se evitar a possibilidade de replicação de práticas e de expedientes similares nas próximas eleições brasileiras, aptas a distorcer a liberdade do voto do eleitorado e a formação de escolhas conscientes por parte dos cidadãos”, afirma o texto.

No acordo, os partidos políticos se comprometem com a Justiça Eleitoral e o Conselho de Política Institucional “a manter o ambiente de higidez informacional, de sorte a reprovar qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo falso no próximo pleito, atuando com agentes colaboradores contra a disseminação de fake news nas eleições 2018.”

Acesse o conteúdo completo em www.jota.info

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 02 de maio de 2013

Prestações de contas de 28 partidos brasileiros são entregues ao TSE dentro do prazo

Até as 19h desta terça-feira (30), último dia para que os 30 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) […]
Ler mais...
qua, 18 de julho de 2018

Sesc não tem de pagar contribuição sobre folha por ser filantrópico, diz juiz

É pacífica a jurisprudência de que as entidades filantrópicas são isentas das contribuições previdenciárias. Com esse entendimento, o juiz Francisco […]
Ler mais...
seg, 21 de fevereiro de 2022

TRE anula sentença que cassou chapa eleita em Flora Rica (SP) em 2020

Fonte: TRE SP O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em sessão plenária ocorrida nesta terça-feira (15), anulou parte […]
Ler mais...
ter, 29 de novembro de 2022

Sniper é aposta do Poder Judiciário para revolucionar recuperação de ativos no país

Fonte: Conjur Quando se trata de recuperação de créditos, a figura da pessoa jurídica pode ser comparada a um véu […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram