Notícias

O que o STF definiu sobre as alterações na Lei de Improbidade

quinta-feira, 08 de setembro de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

A conclusão do julgamento do Tema 1.199 pelo Supremo Tribunal Federal e a consequente definição de tese não resolveu todas as incertezas sobre os impactos da Lei 14.230/21 nas ações de improbidade administrativa anteriores à sua publicação, mas foi importante para eliminar as divergências em algumas situações.

Nenhum dos pontos foi decidido por unanimidade, o que demonstra que a existência de decisões divergentes nos casos espalhados por todo país era compreensível. Também compreensível que a decisão do STF seja criticada por muitos no mundo jurídico. O mais importante agora é saber como a decisão será aplicada nos casos em andamento.

A partir do caso de uma advogada credenciada do INSS acusada de ser negligente na condução de processos em que atuava, o julgamento do STF teve o propósito de definir a retroatividade das recentes alterações da lei de improbidade nas ações ajuizadas antes da publicação da lei, especialmente quanto à exclusão da previsão de condenação por ato culposo e da aplicação das novas regras de prescrição.

Desde o início da vigência da lei, foram proferidas diversas decisões reconhecendo a existência de prescrição intercorrente por ter transcorrido mais de quatro anos do último marco interruptivo (ajuizamento ou decisão condenatória). Os recursos interpostos contra essa decisão serão providos para que o processo continue no estágio em que estava, pois o STF afastou a aplicação das novas regras de prescrição aos atos anteriores à vigência da lei. Isto vale para 1) prescrição intercorrente; 2) a fixação do prazo de oito anos e 3) o marco temporal de início da contagem do prazo.

Prescrição geral e intercorrente
Por isso, se a ação foi proposta respeitando o regime prescricional anterior, a pretensão sancionatória não poderá ser considerada prescrita devido ao transcurso de tempo superior a 8 anos entre a data do fato e o ajuizamento da ação.

Importante destacar que o STF não afirmou a inconstitucionalidade da prescrição intercorrente, mas apenas disse que a regra não retroage, pois não há inércia estatal quando essa obrigação não existe. Segundo o relator, ministro Alexandre de Moraes, "A inércia nunca poderá ser caracterizada por uma lei futura que, diminuindo os prazos prescricionais, passe a exigir o impossível, ou seja, que, retroativamente o poder público — que foi diligente e atuou dentro dos prazos à época existentes — cumpra algo até então inexistente". A obrigação estatal em aplicar a condenação dentro do prazo determinado surge com a publicação da lei. Nos processos andamento, é essa data que deve ser considerada como início de contagem do prazo prescricional.

O fim da improbidade culposa
A Lei 14.230/21 extinguiu a possibilidade de condenação por ato de improbidade para condutas culposas. Surgiram divergência quanto a aplicação da regra mais benéfica aos acusados nas ações ajuizadas antes da lei, tanto aos processos em curso como àqueles já encerrados com condenação por ato de improbidade culposo.

O STF entendeu que essa alteração não retroage para decisões condenatórias já transitadas em julgado antes da vigência da lei. Logo, ainda que a situação possa se afigurar injusta, se a decisão condenatória por ato de improbidade culposo transitou em julgado antes de 26 de outubro de 2021, haverá aplicação de sanção, ainda que a pessoa não tenha agido de má-fé.

Já para os casos de improbidade culposa não transitados em julgado antes da publicação da lei, deverá ser aplicada a nova disposição legal. Nestes casos, o juiz competente deve avaliar se houve dolo do acusado na conduta impugnada. Se não houver, deverá absolver o acusado da imputação, ainda que no momento do ajuizamento da ação a condenação às penas da Lei de Improbidade por mero ato culposo fosse possível.

Próximo julgamento
Nesta semana, o STF iniciou o julgamento das ADI 7.042 e 7.043. Com isso, definiu a questão da legitimidade das pessoas jurídicas de direito público para ajuizar ação de improbidade, já que a lei passou a estabelecer legitimidade exclusiva do Ministério Público. Prevaleceu o voto do ministro Alexandre de Moraes, que considerou inconstitucional a exclusão da legitimidade ativa da pessoa jurídica interessada para ajuizar a ação de improbidade.

Oito dos ministros consideraram que qualquer pessoa jurídica lesionada por atos de improbidade tem direito de propor esse tipo de ação.

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 18 de abril de 2018

Plenário do TSE confirma cassação de mandato de deputado estadual do Espírito Santo

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram, por unanimidade, a cassação do mandato do deputado estadual do Espírito Santo […]
Ler mais...
qui, 08 de novembro de 2018

Plenário decide não obrigar presença de advogados em mediação ou conciliação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manteve a decisão de não tornar obrigatória a presença de advogados e defensores públicos […]
Ler mais...
seg, 09 de maio de 2022

Ministro Alexandre de Moraes suspende redução de IPI de produtos que concorrem com os fabricados na Zona Franca de Manaus

Fonte: STF O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos de decretos presidenciais na parte […]
Ler mais...
qui, 26 de agosto de 2021

TRE-CE mantém condenação de candidato que promoveu aglomerações em Itarema

Fonte: TRE CE Na sessão desta sexta-feira, 20/8, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), presidida pelo desembargador […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram